Dia da Mulher Negra, Latina – Americana e Caribenha

Notícia publicada dia 25/07/2017 12:49

*Por Karoline Bandeira
Em 2014, foi sancionada a  Lei nº 12.987/2014, pela presidente Dilma que estabelece a data o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

image_dia_mulher_negra_caribenha_latina_americana_25_07_2017

Tereza de Benguela representa todas as mulheres negras na homenagem que lhe foi prestada através da Lei que institui o 25 de Julho no Brasil. Nascida no século XVIII, ela chefiou o Quilombo do Piolho ou Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Estado do Mato Grosso. Sob seu comando, a comunidade cresceu militar e economicamente, incomodando o governo escravista. Após ataques das autoridades ao local, Benguela foi presa, vindo a suicidar-se após se recusar a viver sob regime de escravidão.

No momento em que o Brasil passa por uma crise política e econômica, inclusive com a destruição de políticas públicas conquistadas com muita luta, nós mulheres negras do Rio de janeiro e dos Correios temos como principal objetivo trazer e dar visibilidade a temas como a desigualdade racial e de gênero, a resistência e luta das mulheres negras contra o racismo, a violência, o sexismo, a discriminação de classe e preconceitos. E a Secretaria Racial do SINTECT RJ, trabalha para fortalecer e resgatar as organizações de resistência das mulheres.