Negociações Coletivas – Não à retirada de Direitos e Benefícios dos Trabalhadores

Notícia publicada dia 30/08/2016 21:11

A FINDECT e seus Sindicatos filiados, representados pelos companheiros Gandara(Bauru), Diviza(SP), Ronaldão(RJ) e Márcio(MA), voltaram a se reunir com a direção dos Correios nesta terça-feira, 30 de agosto. A pauta da 7ª reunião das exaustivas Negociações Coletivas foi “Condições de Trabalho”. Mais uma vez, em sua apresentação, a Empresa defende a exclusão de cláusulas históricas, garantias de direitos e benefícios dos Trabalhadores.

destaque_sintect_rj_nenhum_direito_a_menos_reuniao_negociacao_30_08_2016

A direção da FINDECT recusou a proposta apresentada e defende a manutenção das conquistas históricas garantidas no Acordo Coletivo de Trabalho conquistadas através de muita luta da categoria.

Entre as propostas apresentadas pela Empresa está a exclusão da cláusula que trata da Entrega Matutina. A FINDECT considera um ataque aos Trabalhadores, uma vez que a entrega pela manhã tem demonstrado, em estudos realizados pela Empresa, e pesquisas feitas pelos sindicatos filiados na base, melhora significativa nas condições de Trabalho. A queda do número de assaltos, absenteísmo e diminuição da incidência de raios ultravioletas, principalmente o chamado UVB (ultravioleta tipo B), grande responsável pelo câncer de pele.

A FINDECT, em pauta de reivindicação protocolada na Empresa, cobra a ampliação Entrega Matutina para TODAS AS UNIDADES do país.

Banco de horas e flexibilização de jornada:

Outra proposta apresentada pela ECT é considerada mais um ataque aos Trabalhadores. A flexibilização da jornada, proposta absurda para a categoria, representa o corte de direitos e benefícios dos Trabalhadores. A FINDECT se posiciona contraria à qualquer proposta que signifique retrocesso para a história de lutas dos Companheiros e Companheiras Ecetistas.

Tanto o banco de horas, quanto a flexibilização da jornada NÃO serão negociadas pela FINDECT, sindicatos filiados e outras representações trabalhistas presentes nas Negociações Coletivas. A FINDECT defende a manutenção das cláusulas que garantem direitos e benefícios, sem cortes e ataques aos Trabalhadores.

Postal Saúde:

Na semana passada foi feita apresentação de números e resultados da Postal Saúde. Considerada pelos Representantes dos Trabalhadores presentes uma tentativa de ataque a mais um direito garantido, a apresentação afirma que o Plano de Saúde dos Correios demonstra “grandes prejuízos devido ao grande número de beneficiários”. Além disso, segundo o que foi apresentado, a “culpa” do alto custo do Plano é o envelhecimento dos Trabalhadores.

A FINDECT entende que a apresentação foi uma tentativa de acabar com o direito à assistência médica. Ao apresentar, como proposta possível para melhorar o plano, plano dos trabalhadores da Caixa e Banco do Brasil, a Empresa se esquece que os Ecetistas recebem um dos mais baixos salários do funcionalismo público.

Por isso, a FINDECT e os Sindicatos a ela filiados não aceitam negociar qualquer tipo de ataque ou prejuízo aos direitos e benefícios conquistados. A luta permanente dos Ecetistas é por melhorias e não serão aceitos retrocessos. Não é possível considerar que anos de luta e conquistas serão retirados dos Trabalhadores por falhas de gestão e mau uso da maquina pública.

Os Trabalhadores e Trabalhadoras ecetistas são a força dos Correios. Não serão aceitos, pela categoria, os prejuízos causados à empresa por aparelhamentos e favorecimentos políticos. Somente a luta garantirá avanços. Nenhum direito e benefício a menos!