SAÚDE DO TRABALHADOR EM PRIMEIRO LUGAR!

Notícia publicada dia 27/07/2016 18:43

SINTECT-RJ cobra melhores condições de trabalho para a categoria em audiência pública

sintect_rj_saude_do_trabalhador_reuniao_alerj_27_07_2016_4

Na última sexta-feira, (22), o secretário-geral Ronaldo Martins e o diretor João de Deus, do SINTECT-RJ representaram a categoria ecetista em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que discutiu a saúde do trabalhador.

Durante a reunião presidida pelo deputado Carlos Minc, Martins expôs a situação prejudicial à saúde do trabalhador que executa a triagem nas unidades  “Hoje a ECT obriga o carteiro a triar por três horas em pé, com a cadeira ao lado sem poder sentar,” afirmou Ronaldo.

sintect_rj_saude_do_trabalhador_reuniao_alerj_27_07_2016

O deputado Carlos Minc indagou sobre a situação: “Como é isso? Você tá dizendo que esse trabalho poderia ser feito sentado, mas é uma obrigação que seja feito em pé. Qual a justificativa disso?”.

sintect_rj_saude_do_trabalhador_reuniao_alerj_27_07_2016_5

O secretário do SINTECT-RJ explicou a situação vivida pela categoria e a necessidade de repensar o cotidiano dos ecetistas para poupar danos à saúde “É a rapidez, a agilidade, mas isso não muda em nada, o ecetista pode fazer naturalmente o trabalho sentado. O que não pode é o trabalhador ficar três horas em pé e depois ir pra rua com a bolsa pesada e caminhar mais tantas horas”, respondeu Martins.

sintect_rj_saude_do_trabalhador_reuniao_alerj_27_07_2016_2

O sindicalista ressaltou ainda, que, as condições de trabalho nos Correios são precárias “Hoje os trabalhadores sofrem com a falta de limpeza, falta de climatização, banheiros em péssimas condições, ventiladores quebrados, poeira e equipamentos inadequados para realizar o trabalho. A situação está bem difícil”, comentou.

sintect_rj_saude_do_trabalhador_reuniao_alerj_27_07_2016_6

O principal objetivo da comissão, conhecida como Cumpre-se, é fiscalizar o cumprimento de leis que protegem a saúde dos trabalhadores. A audiência reuniu representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Fundação Osvaldo Cruz e 19 sindicatos. Em pauta, leis relacionadas à saúde auditiva, Lesão de Esforços Repetitivos (LER), entre outros assuntos referentes à saúde e segurança do trabalho.

sintect_rj_saude_do_trabalhador_reuniao_alerj_27_07_2016_3

SINTECT-RJ NA LUTA PELO TRABALHADOR!