Coronavírus: FINDECT e militantes sindicais do RJ debatem atuação conjunta em defesa dos trabalhadores frente à crise do coronavírus

Notícia publicada dia 30/03/2020 10:47

Em Plenária realizada pela FINDECT neste sábado (28), por videoconferência, com os Delegados (as) sindicais, cipeiros e militantes, foram debatidos a adoção e a ampliação de medidas que resguardem os direitos, a saúde e a segurança dos ecetistas, suas famílias e da população em decorrência dos riscos de contaminação pelo coronavírus.

A Plenária contou com a participação de cerca de 80 delegados sindicais e cipeiros, dos Advogados do Sindicato Dr. Alex e Dra Camila, além do Presidente da FINDECT, José Aparecido Gândara, Elias Diviza, Presidente do SINTECT-SP e do Presidente Nacional da CTB, Adilson Araújo.

Os trabalhadores debateram quais foram os procedimentos adotados e colocados em prática pelos Correios para garantir a segurança e a vida dos trabalhadores. Por outro lado, a Diretoria do Sindicato têm realizado um monitoramento e atualização das diretivas da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como as orientações das autoridades de saúde, cobrando a ECT e objetivando a proteção de toda categoria.

Atuação sindical no RJ é destaque

Ronaldo Martins, iniciou a plenária saudando a presença de todos os trabalhadores e trabalhadoras, e ressaltou a importância dessa plenária por vídeoconferência com os militantes da FINDECT a fim de debater os efeitos da pandemia na categoria ecetista do Rio de Janeiro.

O Presidente da Federação, Gândara, parabenizou a iniciativa no RJ com os militantes da FINDECT e elogiou o trabalho do departamento jurídico pela liminar conquistada, e disse que até o momento “foi a liminar que mais contemplou e resguardou os direitos dos trabalhadores dentre todos os Sindicatos do país”.

Em seguida, Diviza (SINTECT-SP), agradeceu o convite e, destacou a importância da unidade dos trabalhadores do RJ na luta em defesa dos direitos. “Os maiores sindicatos do país (Rio de Janeiro e São Paulo), têm um papel extremamente importante na construção da luta em defesa da categoria”, ressaltou.

Presidente irresponsável

O presidente da CTB, Adilson Araújo, fez duras críticas ao governo Bolsonaro em sua análise de conjuntura, principalmente pela forma que têm conduzido o atual momento e reforçou a importância dos Correios como Empresa Estatal extremamente essencial e imprescindível ao país.

Na tragédia das enchentes de Minas Gerais, os Correios foram fundamentais na logística e no auxílio às vítimas, onde próprio Governador Romeu Zema (MG), elogiou publicamente a importância e trabalho dos trabalhadores dos Correios.

A importância dos Correios vai além do serviço postal, os Correios se destacam pela sua estrutura e logística na distribuição de remédios, insumos hospitalares, resultados de exames e até na complexa logística de levar o vírus isolado para dezenas de institutos de pesquisas num período curto de tempo, destacou Adilson.

Liminar garante o cumprimento de medidas de segurança aos trabalhadores

Os advogados do SINTECT-RJ, Dr. Alex e Dra. Camila esclareceram todas as dúvidas dos trabalhadores e deram um parecer explicando ponto a ponto todos os ítens a serem cumpridos na liminar do RJ, como também quais seriam os próximos passos do departamento Jurídico na garantia e preservação dos direitos da categoria, tendo em vista que a empresa vem sendo omissa no cuidado e forçando os trabalhadores a trabalharem sem o mínimo de proteção devida.

Após os advogados responderem todas as perguntas e esclarecer todas as dúvidas dos trabalhadores, Ronaldo Martins agradeceu e parabenizou a participação de todos e disse essa modalidade de reunião é ferramenta importante e possibilita uma comunicação em tempo real entre grupos de pessoas – independentemente de suas localizações geográficas – em áudio e vídeo simultâneos, permitindo que se trabalhe de forma cooperativa, compartilhando informações e materiais de trabalho sem a necessidade de locomoção geográfica.

Informação com credibilidade e confiança só nos canais de comunicação do SINTECT-RJ. Filie-se ao sindicato, juntos somos mais fortes!