Contaminação por Covid-19 cresce no Rio, mas direção da ECT mantém negligência
Notícia publicada dia 01/12/2020 19:28
Sem medidas efetivas e condições básicas para evitar a contaminação por covid, o SINTECT-RJ foi o único sindicato que conquistou liminar que têm assegurado o trabalho remoto aos coabitantes e afastamento com cumprimento de quarentena em caso de contaminação no setor de trabalho sem prejuízo à remuneração.
Seja segunda onda ou aumento de casos ainda da primeira onda, o fato é que a contaminação por coronavírus está crescendo assustadoramente. O grupo de pesquisadores dedicados a combater a pandemia de coronavírus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu nota técnica, na segunda-feira, 30, alertando para o aumento acelerado de casos de covid-19 no Brasil, em especial na cidade do Rio. Os especialistas pedem que seja tomada uma série de medidas, que incluem novo fechamento das praias e suspensão de eventos esportivos, sociais e culturais.
A Diretoria do SINTECT-RJ sempre defendeu como forma de conter o avanço da covid-19, o isolamento social. E esse crescimento do contágio reflete imediatamente entre os funcionários dos Correios. Os motivos são óbvios. Eles estão nas conduções lotadas diariamente, trabalham nas ruas em contato com a população, atuam em setores de trabalho com condições de higiene e ventilação muitas vezes precárias, sem distanciamento e aglomerados.
A direção da empresa e Governo Bolsonaro insistem no negacionismo, em não cumprir as determinações e medidas de higienes propostas pelas autoridades sanitárias, restando ao Sindicato buscar através do judiciário, uma ação sindical fundamental para garantir a saúde e vida dos trabalhadores.
A total negligência da ECT está sendo combatida com uma atuação sindical forte e responsável na garantia e aplicação das medidas de segurança, através do afastamento do trabalho presencial dos trabalhadores nas unidades em que haja confirmação de caso de covid-19, ou seja, só fez quando foi obrigada pela Justiça, após o SINTECT-RJ obter Liminar.
O SINTECT-RJ está orientando os trabalhadores nas unidades de trabalho, dando total assistência e apoiando os companheiros nesse momento difícil. Além das medidas judiciais já tomadas, tem comunicado constantemente a atual situação à direção da empresa e exigindo mais medidas para proteger a categoria, como medição de temperatura e testagem de todos os trabalhadores.