ECT mantém sua política de morte, recorre e Justiça derruba liminar dos feriados

Notícia publicada dia 29/03/2021 08:59

Dessa forma, as atividades poderão ser realizadas durante os dias de feriados antecipados, mas a garantia de limpeza dos setores foi mantida.

Apesar da gravidade da pandemia que ceifou aproximadamente 400 trabalhadores e contaminou milhares, a direção militar negacionista dos Correios mantém sua política de perseguição aos trabalhadores, usando sua tática manjada de recorrer ao judiciário para derrubar decisões que beneficiem os trabalhadores.

Foi dessa forma que o Desembargador do Trabalho, Roque Lucarelli Dattoli, acatou o recurso dos Correios e derrubou no último sábado (27) a liminar conquistada pelo SINTECT-RJ que havia garantido que a ECT estabelecesse uma escala de rodízio nas convocações, na opção de receber em dobro ou duas folgas por cada dia trabalhado e manutenção da limpeza em todas unidades durante todos os dias dos feriados antecipados.

Ao conceder a nova decisão, a Justiça atendeu a um pedido da direção dos Correios e autorizou as convocações para trabalhar mesmo nas fases mais restritivas do plano estadual devido à gravidade da pandemia.

Em sua argumentação, o magistrado também afirmou que “não consta que os empregados da ora Impetrante estejam expostos a “riscos” mais severos do que aqueles a que se submetem, diariamente, empregados em supermercados, no transporte coletivo, na limpeza urbana – sem falar, obviamente, nos profissionais que atuam em unidades de atendimento à saúde”.

Com esta decisão, a empresa está liberada para convocar os trabalhadores para o desempenho das atividades durante o período de antecipação de feriados. O mérito da ação ainda será julgado por um órgão colegiado.

Nesse sentido, o departamento jurídico do SINTECT-RJ orienta os trabalhadores a comunicarem caso não haja limpeza adequada das unidades, registrando através de imagens. Pedimos a todos também para tirar cópia do cartão de ponto que comprove o trabalho nesses dias e encaminhe ao Sindicato.

E assim como foi nas ações vitoriosas da Copa e Papa, o sindicato dará prosseguimento a essa luta para garantir o direito dos trabalhadores em receber o dia de trabalho em dobro, como também o revezamento previsto nos manuais da empresa.

O SINTECT-RJ continuará sua luta pela defesa da vida e pela vacina!