Motivacional da Black friday é a deixa para o assédio moral

Notícia publicada dia 29/10/2021 15:27

O SINTECT-RJ alerta aos trabalhadores para fazerem suas tarefas dentro das normas de segurança e da legalidade dos direitos dos trabalhadores. Todos sabemos que as unidades estão trabalhando no limite da sua capacidade operacional, em condições vergonhosas de trabalho e, em muitos casos, com gestores obrigando os ecetistas trabalharem sem direito ao descanso. O assédio moral que era eventual, agora se transforma numa prática permanente de desrespeito em cima de quem sua a camisa para fazer a empresa lucrar mais de R$ 1 bilhão.

Nesse sentido, o sindicato entende que não existe nenhuma restrição à empresa de realizar seus planos motivacionais, que busquem aumentar a produtividade das unidades e, com isso, melhorar os serviços prestados aos cidadãos. No entanto, consideramos que estes planos não podem servir de motivadores para as práticas de assédio moral e retirada de direitos dos trabalhadores.

Convocação para domingo – Para convocações para trabalho aos domingos sem direito ao descanso, o Sindicato reafirma que é um direito constitucional dos trabalhadores e que nada mudou nas leis trabalhistas, de forma que fosse abolido o direito ao descanso.

Risco de acidente – A companheirada é firme e tenta de todas as formas garantir que o serviço seja feito, mas cuidado com os excessos que possam colocar em risco a sua vida e a sua saúde.

Assédio Moral – Denuncie. Peça aos companheiros da unidade também apresentarem as queixas de gestores que estejam praticando o desrespeito e colocando os trabalhadores em constrangimento. Basta de abusos e mentiras. Sindicato está aqui para isso.