Trabalho sem folgas é a prova da incompetência
Notícia publicada dia 02/11/2021 09:00
Em especial esse feriado de finados, que é uma tradição dos brasileiros relembrarem seus entes, ficou mais importante num momento desses em que praticamente todos os brasileiros tiveram um parente ou um amigo vítima da COVID-19. Os feriados são momentos importantes para olhar o seu bairro, sua comunidade, seu município, seu estado e seu país. Momentos fundamentais para valorizar a convivência e fortalecer as famílias. Uma oportunidade de pais e mães darem atenção aos seus filhos e filhas. É doloroso ver a cara da criança, chateada por que você vai trabalhar.
Como no futebol, os técnicos preservam os jogadores mais cansados, as empresas funcionam dessa mesma forma. Nas empresas mais bem sucedidas, os gestores não fazem o trabalhador encarar jornadas sem folga, durante mais de uma semana. Porque sabem que acabam perdendo funcionários por conta das doenças funcionais. Não tem lógica, forçar a máquina até ela quebrar, é preciso fazer a manutenção. Assim são os trabalhadores, sua manutenção é o descanso.
Nos Correios essa pressão em cima do reduzido efetivo, piora ainda mais o caos administrativo que passam os Correios. A maioria dessas doenças funcionais não são de fácil recuperação e são fruto do estresse físico e mental que os trabalhadores são submetidos. É preciso entender que trabalhadores não são robôs, que basta inserir algumas moedinhas, que ele começa a funcionar automaticamente. São mulheres e homens com família e amigos, que precisam deles para recuperar suas energias.
As folgas nos domingos e feriados são uma das formas mais eficientes de ter trabalhadores mais produtivos e com menos perdas de efetivo por doenças funcionais. Além disso, são uma condição da saúde humana, que precisa ser respeitada pelo gestor público, mas parece que não é o caso. Por isso, fracassam em seus projetos e a empresa amarga com o descontentamento da população por serviços cada dia mais precarizados. Fracassaram como gestores e agora precisam vender a empresa rapidamente para encobrir suas falhas. Uma atitude vergonhosa para esconder os malfeitos da atual gestão da empresa.
Vergonhoso , o erro é não pensar em humanos, mas só como recursos. Empresas menores que os Correios já entendem a necessidade obrigatória do cuidado com o descanso dos trabalhadores. A pequenez que pensam os atuais gestores dos correios, vai na contramão da eficiência administrativa, se mostram gestores atrasados e despreparados para assumir a gestão de uma das mais importantes empresas de logística do mundo.
Todo mundo sabe que descansar no final de semana junto com a família e amigos, faz o serviço da outra semana render muito mais. Evita doenças como o estresse e a depressão, melhora a qualidade de vida do trabalhador e de toda a sociedade.
Enfim, o SINTECT-RJ se mantém firme na exigência do descanso semanal e que haja o revezamento para a convocação para o trabalho aos domingos e feriados, e ainda luta, pelo retorno do pagamento do adicional de sábado, como sempre foi pago.
O sindicato alerta ainda sobre a convocação para o trabalho aos domingos. O trabalhador que não quiser atender ao chamado, em função da ausência do descanso, o Sindicato estará junto aos seus sindicalizados, dando todo o suporte jurídico para enfrentar as sanções que a empresa venha a tomar contra o trabalhador.
Vamos juntos, em defesa dos direitos dos ecetistas e pelo respeito ao trabalhador.