Homenagem aos 111 anos de Carlos Marighella

Notícia publicada dia 05/12/2022 12:51

Hoje, se estivesse vivo, o ex-deputado Carlos Marighella completaria 111 anos. Considerado o inimigo número 1 da ditadura militar, este grande lutador dedicou sua vida à repressão e à ditadura militar. Dentre seus grandes legados, deixou um exemplo de como organizar os trabalhadores para lutar por seus direitos sem nunca deixar de se dedicar à libertação do povo brasileiro e a defesa da soberania nacional.

Carlos como deputado constituinte defende as lutas dos trabalhadores, o direito de greve, além do direito ao divórcio e também a liberdade de expressão. Seu legado jamais pode ser esquecido, foi um comunista que lutou toda uma vida em defesa do Brasil, do seu povo e dos trabalhadores. Em 1968, divulgou o manifesto “Chamamento ao Povo Brasileiro” que defendeu as seguintes propostas:

• Fim dos privilégios e da censura
  • Eliminação da corrupção
  • Liberdade de criação e liberdade religiosa
  • Libertação dos presos políticos da ditadura
  • Eliminação dos órgãos da repressão policial
  • Expulsão dos americanos do país e confisco de suas propriedades
  • Monopólio estatal das finanças, comércio exterior, riquezas minerais, comunicações e serviços fundamentais
  • Fim do latifúndio e garantia de títulos de propriedade aos agricultores
  • Confisco das fortunas ilícitas dos grandes capitalistas
  • Garantia de emprego a todos os trabalhadores e às mulheres
  • Redução dos aluguéis, proteção aos inquilinos e garantia da casa própria
  • Reforma do sistema de educação e expansão da pesquisa científica
  • Tirar o Brasil da condição de satélite da política externa americana.

Marighella foi assassinado em 04 de novembro de 1969 por agentes da ditadura militar

Hoje é aniversário de Carlos Marighella, grande lutador do povo brasileiro, nascido em 5 de dezembro de 1911, na Bahia. Dizia “quem samba fica, quem não samba vai embora”, “a ação faz a organização”, “é preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer” e tantas outras coisas fundamentais para a organização do povo e construção da revolução brasileira. Não só o que dizia nos ensinava, mas principalmente sua prática coerente, seu exemplo pedagógico e sua coragem de lutar. A luta pela libertação nacional do povo brasileiro não seria a mesma sem ele. O inimigo número 1 da ditadura é nossa grande referência.

Carlos Marighella, presente, agora e sempre!

“Não ficarei tão só no campo da arte,e, ânimo firme, sobranceiro e forte,tudo farei por ti para exaltar-te,serenamente, alheio à própria sorte.

Para que eu possa um dia contemplar-tedominadora, em férvido transporte,direi que és bela e pura em toda parte,por maior risco em que essa audácia importe.

Queira-te eu tanto, e de tal modo em suma,que não exista força humana algumaque esta paixão embriagadora dome.

E que eu por ti, se torturado for,possa feliz, indiferente à dor,morrer sorrindo a murmurar teu nome”

Liberdade, Marighella

Por Bárbara Ponte, militante do Levante em S