Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

SINTECT-RJ convida carteiros pedestres para entrarem com a ação da percorrida de 7km

Notícia publicada dia 26/04/2023 11:32

Tamanho Fonte:

O departamento Jurídico do SINTECT/RJ irá propor ações individuais para os carteiros pedestres, visando garantir o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a gestão dos Correios e o Ministério Público do Trabalho e descumprido reiteradamente pelos gestores. A ação visa garantir aos carteiros pedestres uma percorrida máxima de 7 km por dia e peso máximo de 10kg para os homens e 8kg para as mulheres, além de pleitear o correto fornecimento dos calçados pela empresa e em alguns casos, até indenização por danos morais.

Segundo o presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Aguida, a ação visa construir uma entrega mais humanizada, uma vez que as reclamações dos carteiros são fortes pela forma que os gestores estão tratando os carteiros pedestres. “A percorrida da entrega  que se realiza é, em muitos casos, absurdamente desumana. Precisamos nos unir para fazer valer o direito, por isso convocamos a todos os carteiros e carteiras para procurarem o departamento jurídico para fazer a ação individual da percorrida de 7km”, destacou o presidente. 

Para entrar com o processo o carteiro pedestre deve juntar os documentos e também fazer a medição dos KM percorridos através de um aplicativo de medição de caminhada. Veja no final da matéria a lista de documentos e também dos links para baixar os aplicativos para fazer a aferição da quilometragem percorrida. 

Sant’Aguida lembra que é preciso unir a vontade dos carteiros de ter melhores condições de trabalho com a vontade do Sindicato de fazer valer o TAC firmado entre os Correios e MPT. “Os carteiros e carteiras pedestres precisam agendar um horário com nossas advogadas e trazer os documentos e os relatórios dos aplicativos de caminhada.  Os aplicativos são fáceis de usar”, finaliza o presidente, além disso o carteiro e a carteira terão que pesar a bolsa e fotografar as partes inferiores e superiores dos sapatos. Caso o trabalhador tenha alguma doença que tenha nexo de casualidade com a percorrida ou o peso também deve apresentar os documentos que o danos a saúde: 

Documentos pessoais:

• Identidade 

• CPF;

• PIS;

• Comprovante de residência;

• Carteira de Trabalho (foto, qualificação civil e contrato de trabalho com a ECT; se anistiado, a parte onde consta o retorno pela anistia, reintegração e/ou readmissão);

• Ficha cadastral;

• 3 últimos contracheques;

• Relatórios 

> Relatório de percorrida de pelo menos 30 dias recolhidos pelo aplicativos de celular recomendados, são esses: 

Adidas Running 

Nike Run Club

Strava

> Relatório com a anotação de data e do peso da bolsa antes de sair da unidade de trabalho. 

> Foto do sapato – parte superior e inferior;

> Em caso de doença decorrente do trabalho, que tenha nexo de causalidade com a percorrida ou o peso, apresente também os seguintes documentos 

• Laudos médicos com CID e restrições;

• Exames e pareceres médicos;

• Documentos do INSS: Carta de concessão do auxílio por incapacidade temporária com código 91, comunicação de resultado da perícia médica.

Agende com o Departamento Jurídico a entrega de seus documentos!

Compartilhe agora com seus amigos