Ministro, Carlos Lupi, encontra presidente do SINTECT-RJ no primeiro de Maio
Notícia publicada dia 02/05/2023 09:31
As comemorações do primeiro de maio unificado das centrais sindicais foi marcado pelo encontro do presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Aguida, com o Ministro de Estado da Previdência Social, Carlos Lupi. Na ocasião, estavam presentes também no momento vários diretores do sindicato. Foi um momento histórico, a presença de um membro do executivo do Governo Lula na atividade organizada pelas Centrais Sindicais. “Foi um importante gesto do Ministro vir cumprimentar nossa diretoria nesse momento. Representa uma mudança, depois de tudo que passamos durante os anos do governo Bolsonaro e agora com os ataques que sofremos da direção dos Correios no Rio de Janeiro,” destacou Marcos Sant’Aguida.
Para Marcos Sant’Aguida, presidente do SINTECT-RJ, toda a atividade foi muito importante para reafirmar a importância da representação sindical, num momento em que a direção dos Correios no Rio de Janeiro ataca a representatividade do Sindicato. “É preciso entender que os sindicatos e o movimento dos trabalhadores são instituições fundamentais do estado democrático de direito e da democracia. A tentativa de enfraquecer a representatividade da entidade sindical ou coibir sua atuação representa um ataque direto à democracia. Por isso, neste primeiro de Maio, a diretoria do SINTECT-RJ reafirma seu compromisso com a defesa da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e salários“, destaca o presidente.
A diretoria do SINTECT-RJ se juntou aos companheiros sindicalistas de outros sindicatos da CTB para participar do ato unificado das centrais sindicais realizado no Parque de Madureira, zona norte do Rio de Janeiro. A atividade reuniu trabalhadores de várias categorias das centrais sindicais e contou com uma ação social do SESC com vários serviços de apoio ao trabalhador. À tarde as apresentações artísticas da roda de samba do grupo Moça Prosa e do sambista Diogo Nogueira.
A delegação dos ecetistas contou com a presença de diversos diretores do SINTECT-RJ, que além do Ministro Lupi, foi cumprimentada por dirigentes sindicais e políticos. O ato com a fala dos presidentes das centrais sindicais aconteceu logo antes das apresentações artísticas.
A história do primeiro de maio para os trabalhadores
A data é celebrada em memória das vítimas da repressão ao movimento de trabalhadores na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em luta pela redução da jornada de trabalho e melhores condições de trabalho. A data é comemorada em mais de 80 países, aqui no Brasil se tornou feriado em 1925, depois de muita mobilização dos trabalhadores impulsionados pela greve geral de 1917.