SINTECT-RJ tem participação destacada no 4º Conselho Nacional da CTB

Notícia publicada dia 16/11/2023 18:39

SINTECT-RJ tem participação destacada no 4o Conselho Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, realizado em Belém, no estado do Pará. O evento abordou temas como a participação política das mulheres, o novo ciclo desenvolvimentista e o balanço e atualidade do movimento sindical brasileiro, organização sindical e valorização da negociação coletiva. Segundo Marcos Sant’Aguida, presidente do SINTECT-RJ, o evento foi muito importante para engajar sindicalistas nas principais pautas políticas que envolvem principalmente o movimento. “A CTB está de parabéns por realizar um evento com alto nível dos debates e representativo com representantes de todos os estados do país,” destacou Sant’Aguida.

O Secretário Geral Nacional da entidade, Ronaldo Leite, é carteiro do Rio de Janeiro e presidente do conselho fiscal do SINTECT-RJ, e destacou o bom nível das intervenções. “Os debates que atualizaram o plano de ação da CTB para o próximo período, e destacaram a importância de ampliar a participação das mulheres nas instâncias de direção, rumo à paridade de gênero no 6° Congresso Nacional.”, disse o Secretário Geral da CTB, Ronaldo Leite.

Os sindicalistas que representaram o SINTECT-RJ na atividade foram, além do Presidente Marcos Sant’Aguida, o secretário de finanças, Sebastião Brazil, e a secretária geral, Rose Leodoro. O 4o Conselho Nacional da CTB, foi realizado em Belém no estado do Pará, contou com 322 participantes de todos os cantos do Brasil. Os participantes aprovaram um plano de ação para a Central Sindical que aponta para a necessidade de preparar a participação nas eleições municipais de 2024. O documento propõe ainda uma campanha nacional pela redução da jornada de trabalho e a intensificação da luta pela reforma agrária e outros pontos.