Outubro Rosa: SINTECT-RJ realiza ação de prevenção ao câncer de mama

Notícia publicada dia 20/10/2016 15:02

Ação é uma iniciativa da secretaria de mulheres que convida todas as trabalhadoras ecetistas para o Café da Tarde Rosa, hoje às 16h, na sede do sindicato
destaque_outubro_rosa_sintect_rj_campanha_20_10_2016
Em apoio à iniciativa Outubro Rosa e com o objetivo de reforçar a prevenção ao câncer de mama, o SINTECT-RJ representado pelas diretoras Karol Bandeira, Neli Rezende e pelo secretário-geral Ronaldo Martins, realizaram na manhã desta quinta-feira, (20), um ato em frente à sede dos Correios, no Centro do Rio de Janeiro. Além da distribuição de rosas, broches e informativos com dados sobre a doença, o ato também convidou as trabalhadoras ecetistas para o Café da Tarde Rosa, que será realizado na tarde desta quinta-feira às 16 horas, no auditório do sindicato. O encontro contará com palestras, depoimentos e campanhas de prevenção à doença.

A trabalhadora Maria Helena Monteiro, funcionária da sede dos Correios, aprovou a iniciativa e compartilhou solidariedade com as mulheres que estão lutando contra a doença: “Raspei o cabelo em solidariedade a minha amiga que está lutando contra a doença. Acho que devemos ajudar as pessoas. A iniciativa de informar sobre prevenção da doença é essencial para conscientizar a população”.

Diretora da secretaria de mulheres do SINTECT-RJ, Karoline Bandeira, falou sobre a importância da ação “É preciso conscientizar as mulheres, principalmente as que já chegaram aos 40 anos da necessidade do exame. Quanto mais cedo descobrir, melhor para tratar e curar essa doença que atinge muitas mulheres”, afirmou.

O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres depois do de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), só em 2016 foram diagnosticados 57.960 casos em todo o país e, por ano, o câncer de mama corresponde a cerda de 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres neste período. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas.