Dia do Motorista: Homenagem aos heróis dos Correios

Notícia publicada dia 25/07/2024 12:03

A FINDECT e os sindicatos filiados parabenizam os motoristas dos Correios por sua luta, dedicação e essencialidade.

No dia 25 de julho, celebramos o Dia do Motorista, uma data dedicada a reconhecer e homenagear esses profissionais essenciais que mantêm o Brasil em movimento. Os motoristas dos Correios desempenham um papel vital ao transportar cartas, encomendas, medicamentos e livros, conectando sonhos e garantindo eficiência em todo o país.

Esses motoristas são verdadeiros mensageiros, atravessando estradas e ruas com uma dedicação incansável. Eles não transportam apenas objetos, mas também os anseios e esperanças de milhões de brasileiros. Diariamente, esses profissionais enfrentam longas jornadas e condições variadas, essenciais para encurtar distâncias físicas e emocionais, conectando remetentes e destinatários de norte a sul do Brasil.

A importância dos motoristas dos Correios é ainda mais evidente diante do crescimento exponencial do e-commerce, que aumenta a demanda por entregas rápidas e eficientes. Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Brasil contava com mais de 74 milhões de condutores habilitados em 2023. Apesar dos desafios enfrentados diariamente, como o aumento de 13,5% nas mortes no trânsito na última década, conforme levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os motoristas dos Correios continuam a garantir a movimentação segura e pontual de objetos postais.

No entanto, esses heróis das estradas enfrentam uma sobrecarga devido à falta de funcionários, resultado da demora na realização de concurso público. A logística dos Correios depende da eficiência do transporte, e sem os motoristas, seria inviável manter a fluidez e a agilidade necessárias para atender à crescente demanda.

Os motoristas dos Correios desempenham funções que vão além da simples condução de veículos. Eles elaboram rotas, administram o tempo, realizam a manutenção básica dos veículos e são frequentemente o primeiro ponto de contato com os clientes. Sua capacidade de resolver problemas rapidamente é essencial para evitar atrasos e garantir operações logísticas sem contratempos.

Neste Dia do Motorista, a FINDECT reconhece a importância desses profissionais e destaca suas reivindicações na atual negociação do acordo coletivo de trabalho. A defasagem nos valores das funções de motorista é uma questão urgente, e a FINDECT incluiu como pauta prioritária o reajuste dessas funções, lutando para alcançar mais essa vitória para os motoristas dos Correios.

Aos motoristas dos Correios, nosso sincero agradecimento e homenagem por seu trabalho essencial. Vocês são os pilares que sustentam a eficiência e a conectividade dos serviços postais no Brasil. Parabéns pelo seu dia!

São Cristóvão, o Santo Padroeiro dos Motoristas

Neste dia especial, lembramos também que 25 de julho é o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Respeitando todas as crenças, religiões, e também a visão dos ateus, reconhecemos o simbolismo de proteção e bênção que São Cristóvão representa para muitos desses profissionais. Que todos os motoristas possam sentir-se amparados e protegidos em suas jornadas diárias, assegurando que cheguem a seus destinos em segurança.