Reunião aborda sobrecarga de trabalho nas Agências dos Correios do Rio de Janeiro

Notícia publicada dia 03/08/2024 11:05

Dirigentes e trabalhadores se reúnem para discutir o aumento do volume de trabalho e a necessidade de melhorias nas condições estruturais e na reposição de funções nas agências dos Correios.

Ontem, dia 1º de agosto, o SINTECT-RJ realizou uma reunião de mobilização semipresencial que contou com a participação de diversos trabalhadores. O encontro teve como objetivo discutir a crescente sobrecarga de trabalho nas agências dos Correios do Rio de Janeiro. Este cenário, impulsionado pelo aumento do volume de posta restante e pela eliminação de funções essenciais como tesouraria e quebras de caixa, tem gerado grandes preocupações entre os trabalhadores. Além disso, as condições estruturais inadequadas e o dimensionamento deficiente das agências estão agravando ainda mais a situação.

A reunião foi conduzida pelos diretores Bucharel, Moacir, Jaciara e Paulo César (PC), além da secretária-geral do sindicato, Rosemeri Leodoro. Os temas jurídicos relevantes para o setor foram abordados pelo coordenador jurídico do SINTECT-RJ, Dr. Alexsander, e pela advogada Dra. Camila.

Um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de um concurso público para atendentes comerciais. A falta de pessoal está exacerbando a sobrecarga de trabalho, e a contratação de novos trabalhadores é vista como essencial para aliviar a pressão sobre os trabalhadores atuais e garantir um serviço de qualidade à população.

Durante a reunião, houve um reforço no chamado geral para que os trabalhadores das agências se unam na campanha salarial em curso. Uma assembleia de greve foi marcada para o dia 7 de agosto, no Clube Municipal, às 19h, caso a empresa não avance nas negociações das cláusulas e direitos dos trabalhadores. Esta mobilização é considerada um passo crucial na luta por melhores condições de trabalho e pela valorização dos funcionários dos Correios.

O evento contou com ampla participação dos trabalhadores, tanto presencialmente quanto via Zoom, demonstrando a importância e a urgência das questões discutidas. “Esta reunião é um marco importante na nossa luta por melhores condições de trabalho. A união dos trabalhadores é fundamental para alcançarmos as mudanças necessárias,” afirmou o diretor Rodrigo Bucharel.

Com a campanha salarial em andamento e a possibilidade de greve, o SINTECT-RJ está determinado a buscar soluções efetivas e a defender os direitos dos trabalhadores dos Correios. A união e a mobilização da categoria são essenciais para enfrentar os desafios e conquistar melhorias significativas nas condições de trabalho.