Assembleia dos Trabalhadores do Rio de Janeiro aprova greve por tempo indeterminado

Notícia publicada dia 08/08/2024 01:04

O auditório do Clube municipal ficou lotado e a insatisfação da categoria ficou clara durante a Assembleia desta noite, com trabalhadores exigindo propostas de reajuste salarial já e redução do custeio do plano de saúde e rechaçando proposta da empresa.

Na noite desta terça-feira, 7 de agosto, a Assembleia dos Trabalhadores do Rio de Janeiro foi um marco de mobilização e insatisfação. O evento, realizado no Clube Municipal, ficou lotado, evidenciando a força e a determinação da categoria em sua luta por direitos justos. A decisão de aprovar a greve por tempo indeterminado foi tomada com uma clara rejeição à proposta apresentada pela empresa, uma postura que fica evidente no vídeo abaixo.

A insatisfação com a direção da empresa, e especialmente com a postura do presidente dos Correios, Fabiano, foi expressa de maneira contundente pelos trabalhadores. A proposta apresentada pela empresa não atende às reivindicações da categoria, que inclui a redução do custeio do plano de saúde e o reajuste salarial imediato. Após mais de um mês de negociações e 14 reuniões, a proposta final foi vista como um cheque sem fundos, vindo de uma administração que não cumpriu acordos anteriores e que perdeu a confiança dos trabalhadores.

A Assembleia também foi marcada por um forte pedido de “fora Fabiano”, devido à intransigência e ao desrespeito com o acordo coletivo da categoria, que previa a redução da coparticipação no plano de saúde de 30% para 15% desde janeiro, uma mudança que até hoje não foi implementada. Os trabalhadores mostraram claramente que não há mais espaço para promessas vazias e que estão prontos para lutar por um acordo coletivo que verdadeiramente contemple suas necessidades.

O sindicato orienta todos os trabalhadores a manterem a mobilização, realizando piquetes em seus setores de trabalho e enviando fotos para aumentar a visibilidade da greve. A luta continua por um acordo coletivo justo, um reajuste salarial imediato, e uma gestão mais eficiente da empresa, incluindo a realização de um concurso público para melhorar as condições de trabalho.

O presidente Marcos Sant’aguida parabenizou a categoria pelo sucesso da Assembleia, destacando: “A mobilização de hoje é um exemplo claro de que o Rio de Janeiro está na linha de frente da luta por um acordo coletivo justo. Parabenizo todos que compareceram e mostraram sua força. No entanto, é desanimador ver indivíduos que se acomodaram, sentados no colo do patrão e hoje traindo a categoria com medo de lutar. A nossa luta continua firme e será vitoriosa, pois não aceitaremos propostas prejudiciais e vamos garantir um futuro melhor para todos.”