Atos e piquetes em todo o estado mostram a força e revolta dos trabalhadores por proposta recheada de pegadinhas

Notícia publicada dia 20/08/2024 19:12

O enterro simbólico do presidente dos Correios e do secretário-geral da FENTECT marca a indignação dos trabalhadores; audiência de mediação no TST está marcada para o próximo dia 21.

A greve dos trabalhadores dos Correios no Rio de Janeiro segue forte, com a categoria demonstrando sua revolta em atos e piquetes espalhados por diversas regiões do estado. Sob a liderança do SINTECT-RJ, os trabalhadores expressaram sua indignação com o enterro simbólico do presidente dos Correios, Fabiano Silva, e do secretário-geral da FENTECT. Esse ato simboliza a traição sentida pela categoria diante de uma proposta de acordo coletivo que não atende aos seus anseios e necessidades.

A insatisfação dos trabalhadores é agravada pela lembrança do acordo coletivo do ano passado, que estava cheio de inconsistências e exigiu uma longa luta até o final do ano para corrigir os erros. Agora, a história se repete, com a direção dos Correios e o secretário-geral da FENTECT novamente apresentando um acordo que desrespeita os direitos arduamente conquistados pela categoria.

O presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’aguida, foi claro ao expressar o sentimento da categoria: “A categoria segue mobilizada e pronta para lutar até o fim na defesa de um acordo coletivo justo, que atenda aos anseios de todos os trabalhadores. Não aceitaremos traições e pegadinhas que prejudiquem nossos direitos conquistados com tanta luta.”

Entre as principais reivindicações da categoria estão a redução do custeio do plano de saúde, que atualmente pesa significativamente no bolso dos trabalhadores, e o pagamento integral do adicional de férias de 70% para todos a partir de agosto. A tentativa da direção da ECT de adiar o reajuste salarial para janeiro de 2025 é considerada uma afronta, desconsiderando as perdas inflacionárias que já afetam a categoria.

No próximo dia 21, ocorrerá uma audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), solicitada pela FINDECT. Apesar de estarem dispostos a negociar melhorias na proposta, os trabalhadores permanecem firmes na greve e não aceitarão mais pegadinhas ou traições. O SINTECT-RJ, junto com seus trabalhadores, está preparado para resistir pelo tempo que for necessário para garantir um acordo coletivo digno e justo.

Confira nossa página no Facebook e veja todos os atos e piquetes da greve da categoria (clique AQUI).

Confira as últimas notícias da greve (clique AQUI)