Contribuição Assistencial: Fundamental para a luta dos trabalhadores dos Correios no Rio de Janeiro

Notícia publicada dia 30/09/2024 21:46

A contribuição assistencial é essencial para garantir que o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ) siga firme na defesa dos direitos da categoria. Esse valor, de 2% sobre a remuneração, será recolhido no contracheque no mês seguinte à assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025, e é crucial para manter o sindicato funcionando e lutando por novas conquistas.

O SINTECT-RJ depende da contribuição assistencial para financiar suas atividades, como assembleias, assessoria jurídica, produção de materiais informativos e organização de mobilizações. Essas ações garantem não apenas a manutenção dos direitos já conquistados, mas também a luta por novos benefícios para os trabalhadores dos Correios.

Ao longo dos anos, o Sindicato conquistou avanços nos acordos coletivos, reajustes salariais, barrou a privatização e garantiu os empregos dos trabalhadores. Essas vitórias só foram possíveis graças a uma atuação sindical forte e estruturada, que depende diretamente do apoio financeiro da categoria.

Direito de oposição ao desconto

O trabalhador que não desejar contribuir com a contribuição assistencial tem o direito de manifestar sua oposição. O prazo para isso será de 1º de outubro a 10 de outubro de 2024, conforme a cláusula 33 do ACT 2024/2025. A oposição deve ser feita pessoalmente na sede do SINTECT-RJ, localizada na Avenida Presidente Vargas, 502, 14º Andar, Centro, Rio de Janeiro, das 9h às 18h, dentro do prazo estipulado.

A importância de contribuir para fortalecer o Sindicato

Optar por não contribuir pode comprometer a capacidade de luta por melhores condições de trabalho e pela manutenção dos direitos já conquistados. É importante que todos os trabalhadores reflitam sobre o impacto dessa decisão, pois um sindicato forte e bem estruturado é a garantia de que as demandas da categoria serão atendidas e as conquistas, ampliadas.

A contribuição assistencial não é apenas um recolhimento no contracheque, mas um investimento no futuro da categoria ecetista. Com ela, o SINTECT-RJ pode continuar a lutar pelos direitos dos trabalhadores e garantir que suas vozes sejam ouvidas. Participe dessa luta e contribua para o fortalecimento do seu sindicato!

Se mesmo assim o trabalhador optar pela oposição ao desconto, o sindicato respeitará essa decisão, desde que formalizada dentro do prazo estabelecido.