Correios divulgam edital de Concurso Público com mais de 3 mil vagas após intensa luta da categoria

Notícia publicada dia 09/10/2024 13:09

FINDECT e seus sindicatos celebram uma conquista crucial para a recomposição da força de trabalho nos Correios. Após 15 dias de greve em busca de melhores salários e condições de trabalho, a luta dos trabalhadores resultou na abertura do edital do concurso público.

Nesta quarta-feira (9), em celebração ao Dia Mundial dos Correios, a empresa anunciou a publicação do edital do novo Concurso Público, que oferece 3.511 vagas imediatas para cargos de nível médio e superior. Este é um marco significativo, representando o primeiro concurso nacional desde 2011 e refletindo a luta contínua dos trabalhadores.

Detalhes do Concurso

Com salários que podem chegar a R$ 6,8 mil, o concurso é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar na empresa. Das vagas disponíveis, 3.099 são para o cargo de agente de Correios, com exigência de ensino médio e salário inicial de R$ 2.429,26. As 412 vagas para analista de Correios são destinadas a profissionais com nível superior, abrangendo áreas como advocacia, engenharia e assistência social, com salários de até R$ 6.872,48.

A inclusão é uma prioridade, com 30% das vagas reservadas para candidatos negros e indígenas e 10% para pessoas com deficiência. As inscrições estarão abertas de 10 a 28 de outubro de 2024, com as provas marcadas para o dia 15 de dezembro.

A importância da luta dos Trabalhadores

A realização deste concurso público é fruto da luta incansável dos trabalhadores, liderada pela FINDECT e seus sindicatos. A base da FINDECT mobilizou-se nos últimos anos, culminando em 15 dias de greve no último acordo coletivo, exigindo melhores salários e condições dignas de trabalho. Essa pressão evidenciou a necessidade de novas contratações para suprir o déficit de mão de obra.

Embora o número de vagas ainda seja considerado insuficiente para atender a todas as demandas operacionais, a abertura deste edital é uma conquista significativa. A FINDECT continuará lutando pela realização de novos concursos e pela ampliação do quadro de efetivos dos Correios, essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados à população.

Celebração do Dia Mundial dos Correios

A divulgação do edital no Dia Mundial dos Correios traz um simbolismo especial. Celebrado globalmente, este dia reconhece a importância dos Correios como uma instituição fundamental para a comunicação e a integração social e econômica.

Fortalecer os Correios é garantir a eficácia e a qualidade dos serviços que atendem a toda a sociedade. A FINDECT e seus sindicatos reafirmam seu compromisso com essa luta, defendendo um Correio público forte e acessível.

Essa vitória, resultado da união e mobilização da categoria, é um passo importante. A FINDECT acredita que, com a continuidade da luta, mais avanços poderão ser conquistados, beneficiando não apenas os trabalhadores, mas também toda a sociedade que depende dos serviços dos Correios.

Participe! Inscreva-se no concurso e compartilhe essa vitória com seus colegas. Juntos, fortaleceremos ainda mais os Correios!

Edital Correios – Agente Carteiro – 08.10 – v2

Edital Correios – Analista Superior – 08.10 – v2