SINTECT-RJ discute a saúde do trabalhador como um direito humano
Notícia publicada dia 07/02/2025 10:01
O SINTECT-RJ realizou, no último dia 31, importante evento voltado para a discussão da Saúde do Trabalhador como um Direito Humano. O encontro reuniu profissionais da área de saúde, professores e servidores da Fiocruz, além de contar com a participação de sindicatos de várias categorias e outros movimentos de trabalhadores.
A categoria Ecetista foi representada pelo diretor Cristiano Galvão, o Padre.
“O movimento sindical sofre pressão por parte de grandes empresas e demais representantes do capital porque nos posicionamos contrários às atrocidades que tais grupos cometem com os trabalhadores. As empresas só visam lucro e metas a qualquer custo e, com isso, cometem todo tipo de assédio, ameaçam, exploram, desrespeitam as regras e ignoram condições de trabalho. Por todo esse cenário é preciso, sim, debater a Saúde do Trabalhador como um Direito Humano. O nosso sindicato vai representar a categoria nessa luta”, comentou Padre.
A saúde do trabalhador e da trabalhadora deve ser observada e discutida para além dos espectros dos direitos trabalhista, previdenciário e sanitário, e finalmente alcançar o patamar dos direitos humanos. Em entrevista ao Portal GOV BR, Luiz Carlos Fadel, médico do trabalho que atua no Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), destacou que este é o principal caminho para sanar as inúmeras questões trabalhistas, especialmente no Brasil, último país no mundo a abolir o modelo de trabalho escravista, e onde, atualmente, a cada três horas, um trabalhador vai a óbito em decorrência da atividade laboral.
O SINTECT-RJ busca, a cada atitude, o seu compromisso em lutar por um Correio Público, forte e de qualidade, mas que respeite os direitos dos trabalhadores.
SINTECT-RJ na Luta, Sempre.