#SAIUNAMÍDIA – DÉFICIT NO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS PREJUDICA ENTREGA DOS CORREIOS
Notícia publicada dia 05/12/2016 11:22
Moradores de Icaraí e Fonseca precisam buscar correspondências no Centro
Há um ano e oito meses, Domingos Sávio, de 60 anos, busca todas as suas correspondências na Central de Distribuição dos Correios localizada na Rua Saldanha Marinho, no Centro. A rotina forçada, que chega a três vezes na semana, começou quando o carteiro que atendia o prédio onde mora, no Fonseca, na Zona Norte, aposentou-se.
“Não chega nada, nem mesmo uma conta. Eu moro na Alameda (São Boaventura), que é um lugar de fácil acesso. Ele (o funcionário) não foi substituído quando saiu”, critica Sávio, que ainda precisa de paciência para buscar as correspondências. “O atendimento no posto também é ruim. (O posto) só abre às 13h e tem apenas um funcionário para atender todo mundo que está nessa situação. Estou aqui há uma hora esperando”.
A situação de Domingos Sávio, que falou com a equipe de reportagem em 23 de novembro, não é isolada. Três dias antes, o colunista do GLOBO-Niterói Luiz André Alzer mostrou que os moradores da primeira quadra da Rua Belisário Augusto, em Icaraí, não recebiam correspondência nem contas. Eles precisavam ir até o centro de distribuição na Rua Saldanha Marinho, onde os próprios separavam o que era deles. A justificativa dada aos moradores é o número insuficiente de carteiros.
A dificuldade enfrentada pela empresa é confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Estado do Rio de Janeiro (Sintect-RJ). De acordo com o diretor Marcos Sant’Águida, o déficit de funcionários da empresa vem se agravando há duas décadas.
“O déficit nacional está na faixa de oito mil carteiros, (o que seria necessário) para normalizar a entrega postal. No estado do Rio, são cerca de mil carteiros para normalizar o serviço. A situação vai se agravando porque trabalhadores vão se aposentando ou se demitindo e não vão sendo substituídos na mesma velocidade. Em São Gonçalo e Niterói, são cerca de 300 carteiros a menos do que o necessário” afirma Sant’Águida.
Segundo o diretor, é necessário realizar concursos públicos para solucionar o problema. O quadro, porém, deve se agravar. No mês passado, a empresa lançou um Plano de Demissão Voluntária (PDV) que pretende cortar cerca de oito mil funcionários em todo o país.
RANKING DE RECLAMAÇÕES
No site Reclame Aqui, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) aparece em mais de um ranking entre as mais criticadas. É a nona, por exemplo, na lista das “piores empresas dos últimos 30 dias”, com 2.368 menções (até o fechamento desta edição). Já no rol das “mais reclamadas dos últimos 12 meses”, os Correios figuram, com 31.787 citações, em 15° lugar.
A EBCT, em nota, disse que “não confirma o déficit informado” e acrescentou que a falta eventual e pontual de profissionais está sendo suprida com as medidas de reorganização dos distritos de entrega e redistribuição do efetivo.
Fonte: O Globo/Rio