Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

JUSTIÇA DIZ NÃO AO DESCASO! FÉRIAS DOS TRABALHADORES DOS CORREIOS ESTÃO GARANTIDAS E JÁ PODEM SER REPROCESSADAS

Notícia publicada dia 26/09/2025 12:58

Tamanho Fonte:

Vitória do SINTECT-RJ: Após uma batalha judicial, conseguimos garantir o agendamento das férias de todos os trabalhadores. Veja como a empresa vai proceder e o que você precisa fazer.

A luta constante do SINTECT-RJ trouxe mais uma vitória para a nossa categoria! Graças à ação judicial movida pelo nosso sindicato, conseguimos garantir o direito das férias que estavam suspensas indevidamente pela empresa desde junho. A Justiça determinou que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) libere, de imediato, o agendamento das férias de todos os trabalhadores.

Essa conquista é mais um reflexo do nosso compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores dos Correios e também é uma resposta ao desrespeito da gestão atual, que tem demonstrado total falta de compromisso com os funcionários e com a empresa, causando um rombo de mais de R$ 4 bilhões nas contas dos Correios. A atual administração, que impôs a suspensão das férias sem justificativa plausível, tem se mostrado insensível às necessidades dos trabalhadores, que estão sobrecarregados e com suas condições de trabalho sendo constantemente ignoradas.

Como isso afeta você?

Férias garantidas: A decisão judicial garantiu que as férias dos trabalhadores, que estavam suspensas, sejam reprocessadas e possam ser agendadas novamente. Agora, você tem o direito de agendar o descanso merecido!

Agendamento simples: Para quem tem férias programadas entre 6 de outubro e 31 de dezembro de 2025, o agendamento será feito automaticamente pelo sistema. Não é necessário tomar nenhuma providência adicional.

O que fazer para reagendar as férias?

Agora, a empresa enviou um comunicado detalhado sobre o processo de reagendamento das férias, com orientações claras sobre como proceder. Para os trabalhadores cujas férias estavam programadas fora do período de 6 de outubro a 31 de dezembro de 2025, a empresa também orientou como será o processo de excepcionalidade. Aqui está o que você precisa saber:

1. Abrir NUP no SEI: Você deve abrir um NUP (Número de Protocolo) no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para registrar o pedido de férias.

2. Preencher o formulário de excepcionalidade: Após abrir o NUP, é necessário preencher o formulário de excepcionalidade das férias. Esse documento deve ser assinado apenas por você e pelo seu gestor imediato, ou seja, não é necessário a assinatura de outros superiores hierárquicos.

3. Encaminhamento ao GEPAG-GECEP: Depois de assinado, o formulário deve ser enviado para o GEPAG-GECEP, conforme orientações fornecidas pela empresa no informe oficial.

A empresa também deixa claro que, no campo de “justificativa” do formulário, deve ser inserida a seguinte informação: “NUP da decisão judicial: 53117.023223/2025-61 – AÇÃO CIVIL PÚBLICA CÍVEL ACPCiv 0100929-56.2025.5.01.0052”.

Por que isso é tão importante?

A suspensão das férias foi mais uma medida imposta pela atual gestão, que tem se mostrado distante das necessidades dos trabalhadores e das suas próprias responsabilidades de administrar a empresa de maneira eficiente. Além disso, a decisão judicial que garante o reagendamento das férias é uma grande vitória para todos nós, mas não podemos esquecer que essa vitória é fruto de uma luta constante pela defesa dos direitos da nossa categoria.

No SINTECT-RJ, temos a certeza de que a nossa união e persistência são fundamentais para garantir que nossos direitos sejam respeitados. Não vamos descansar enquanto não tivermos todos os nossos direitos assegurados e as condições de trabalho dignas para todos os trabalhadores dos Correios.

Essa vitória é nossa, mas a luta continua!

Compartilhe agora com seus amigos