Assembleia Virtual do SINTECT-RJ aprova o fim da greve e retorno ao trabalho a partir das 23h desta quarta-feira (31)
Notícia publicada dia 31/12/2025 18:53
Com 97% dos votos, trabalhadores encerram greve após julgamento no TST garantir reajuste de 5,10% nos salários, benefícios e funções, pagamento retroativo, manutenção da maioria das cláusulas e respeito à data-base da categoria.

O SINTECT-RJ realizou, na tarde desta quarta-feira, 31 de dezembro, uma Assembleia Virtual para avaliar o resultado do julgamento do dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizado ontem, 30/12. Com ampla maioria, 97% dos participantes aprovaram o retorno ao trabalho a partir das 23 horas de hoje, encerrando a greve iniciada em 16 de dezembro.
A paralisação foi resultado da falta de avanço nas negociações com a direção dos Correios, que se recusou a apresentar uma proposta econômica concreta durante a campanha salarial. Diante desse cenário, o SINTECT-RJ organizou atos, mobilizou a categoria e conduziu o enfrentamento em defesa dos direitos dos trabalhadores e do respeito à data-base da categoria, em 1º de agosto.
No julgamento realizado no dia 30 de dezembro, foi garantido conquistas importantes. A decisão assegurou a manutenção da maioria das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho, o reajuste de 5,10% aplicado sobre salários, benefícios e funções, com pagamento retroativo à data-base, além da manutenção do adicional de 70% nas férias. O Tribunal também definiu que o acordo coletivo terá validade de um ano, com vigência até 31 de julho de 2026.
O TST reconheceu que a greve da categoria não foi abusiva, confirmando a legitimidade do movimento. Ao mesmo tempo, determinou que os dias parados sejam descontados em três parcelas.
Para o presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’aguida, o desfecho demonstra a força da mobilização.
“A luta dos trabalhadores foi decisiva para garantir o respeito à nossa data-base, preservar direitos históricos e conquistar o reajuste. O SINTECT-RJ é um sindicato de luta, independente e classista, que seguirá firme na defesa da categoria”, destacou.
Marcos também agradeceu a participação da categoria e deixou uma mensagem aos trabalhadores e suas famílias:
“Agradeço o apoio de todos e desejo um ótimo 2026 aos trabalhadores dos Correios e a seus familiares. Seguiremos organizados e atentos para defender nossos direitos.”
Com a decisão da assembleia, fica aprovado o retorno ao trabalho a partir das 23h desta quarta-feira, 31 de dezembro, encerrando o movimento grevista no estado do Rio de Janeiro.
SINTECT-RJ na luta!