O voto foi uma conquista para as mulheres

Notícia publicada dia 24/02/2022 12:51

Relembrar essa conquista é fundamental para as pessoas entenderem o quanto as mulheres são subjugadas em nosso país em função do machismo. O voto foi instituído no Brasil em 1532, mas somente em 1932 as mulheres conquistaram nas ruas o direito de votar e serem votadas. Mesmo assim, são sub representadas na política, embora sejam 52,49% do eleitorado, as eleitas pelo voto não chegam a 20% das cadeiras (vereadores, deputados, governadores e senadores). Enfim, temos menos representação feminina no parlamento, que países com ditaduras religiosas como a Arábia Saudita e o Afeganistão. Por mais mulheres na política! O SINTECT-RJ abraça essa ideia, e na sua diretoria o número de mulheres praticamente dobrou em comparação a gestão anterior. O voto é uma arma contra o machismo, vamos juntas rumo ao 8 de Março.