Diploma ‘Mulher Cidadã’ será entregue nesta segunda-feira na Alerj

Notícia publicada dia 07/03/2020 14:35

Secretária-geral do SINTECT/RJ Rosemeri de Farias Leodoro, será homenageada pelo trabalho e luta em defesa dos direitos das Mulheres com entrega do diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro, na próxima segunda-feira, dia 09 às 15h na Alerj.

Dando início às celebrações em homenagem ao mês da Mulher, o SINTECT-RJ convida as trabalhadoras, trabalhadores e toda a sociedade para participar da sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no Plenário Barbosa Lima sobrinho da assembleia legislativa e prestigiar a entrega do diploma de Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro à Secretária-geral Rosemeri Leodoro.

O evento é organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa têm como objetivo homenagear às Mulheres que lutam pelos direitos femininos na sociedade. O evento, além de enaltecer o trabalho, ajuda a divulgar suas ações em defesa das Mulheres.

A Secretaria de Mulheres do SINTECT-RJ destaca a importância dessa premiação, que é destinada a agraciar mulheres do Estado, que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher ou que tenham atuado de forma destacada, em ações tendentes a minimizar e combater as desigualdades sociais, contra o feminicídio e em defesa dos direitos da Mulher.

Além de Rosemeri Leodoro, outras 9 cidadãs serão diplomadas por se destacarem na luta em defesa das Mulheres. A indicação da Secretária-geral para a premiação partiu da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB.

Leolinda Daltro

Natural da Bahia, a educadora Leolinda Daltro, que dá nome ao prêmio na Alerj, trabalhou com grupos indígenas em Goiás. Precursora do movimento feminista no Brasil, fundou, em dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, o Partido Republicano Feminino, depois que a Justiça negou seu pedido de alistamento eleitoral. Também foi a responsável pela mobilização, em novembro de 1917, que reuniu quase cem mulheres, em marcha pelas ruas do Rio de Janeiro pelo direito ao voto. A rebeldia de Leolinda e de suas companheiras chamou a atenção da imprensa, provocou polêmica e deu visibilidade à condição feminina no Brasil. Ela foi a primeira feminista candidata às eleições municipais, em 1919.

A sessão solene está marcada para ter início às 15h na Alerj e todos trabalhadores e sociedade estão convidados a prestigiar a diplomação.

Prestigie, é na próxima segunda-feira, 09 de março!

Local:
Assembleia legislativa do Rio de Janeiro – Alerj