Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Mulheres ecetistas fazem Outubro Rosa com Lula Presidente

Notícia publicada dia 04/10/2022 14:50

Tamanho Fonte:

Celebrado desde a década de 1990, o Outubro Rosa no Brasil e em todo o mundo é utilizado para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer. No entanto, o Brasil de hoje exige que o Outubro Rosa vá muito além. A luta hoje contra o câncer de mama, passa pela conscientização de que as mulheres precisam fazer o exame, mas também pela luta contra o negacionismo das doenças que podem ser prevenidas ou remediadas. 

“Todas e todos sabemos que Bolsonaro nega a ciência e  enfraqueceu todas as campanhas de defesa da saúde da mulher com também da vacinação de nossas crianças. Durante estes quatro anos de desgoverno Bolsonaro, os investimentos em saúde caiu mais da metade e somente a campanha de prevenção ao câncer de mama, perdeu 45% dos investimentos. Por isso, neste Outubro Rosa as mulheres trabalhadoras dos Correios querem mais conscientização sobre a saúde da mulher e Lula presidente do nosso país” destacou a secretária da mulher trabalhadora do SINTECT-RJ, Debora Henrique. 

A secretária geral do SINTECT-RJ, Rosemeri Leodoro, também destaca a necessidade do outubro rosa reafirmar o papel da ciência na prevenção e no cuidado com a saúde da mulher. “Chega de negacionismo, chega de violência, preconceito e ódio. As mulheres do nosso país precisam responder à altura todos esses quatro anos de humilhações advindas das declarações de cunho facista do presidente Bolsonaro. Vamos juntar todas as  mulheres lutadoras, para enfrentar esse discurso misógino de Bolsonaro, que só causou ainda mais violência contra a mulher,” finaliza a dirigente. 

Débora destaca a importância de fazer o autoexame e tomar os devidos cuidados com a saúde das mulheres, em especial as trabalhadoras, porque vivem em ambientes onde o cuidado com a saúde delas nunca é respeitado. “Bolsonaro acha que mulher deve ganhar menos que o homem. Seu corte das verbas para prevenção das doenças da mulher mostra seu caráter misógino. É contra isso que estamos lutando no Outubro Rosa com Lula Presidente.

Compartilhe agora com seus amigos