Caminhão chega lotado de pallets, mas falta paleteira – trabalhadores são expostos ao risco
Notícia publicada dia 06/05/2025 11:57
O SINTECT-RJ denuncia o descaso na AC Sapucaia que está sem equipamentos adequados, a empresa ignora normas de segurança e coloca em risco a saúde dos ecetistas.

A situação na AC Sapucaia é grave e inaceitável. Caminhões estão chegando na unidade completamente carregados de pallets, mas não há nenhuma paleteira disponível para realizar o descarregamento. Ou seja: os trabalhadores estão precisamos descarregar no braço, uma prática perigosa e totalmente irregular.
Essa realidade imposta pela direção dos Correios expõe os ecetistas a sérios riscos de lesões, sobrecarga física e acidentes, além de representar uma clara violação às Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do Trabalho (NRs), que exigem equipamentos adequados para o manuseio de cargas pesadas.
A imagem encaminhada pelos próprios trabalhadores escancara o descaso: pallets empilhados ocupam todo o espaço do caminhão, e mesmo assim a empresa não garante a mínima estrutura para o trabalho seguro e digno.
Como se não bastasse o absurdo da falta de equipamento, a unidade também está sem equipe de limpeza há mais de um mês, o que agrava ainda mais a precarização das condições de trabalho e expõe os trabalhadores a riscos à saúde.
O SINTECT-RJ exige providências imediatas da direção dos Correios:
• Disponibilização urgente de paleteiras na unidade;
• Retorno da equipe de limpeza de forma imediata e permanente;
• Cumprimento integral das normas de segurança do trabalho;
• Respeito à saúde, segurança e dignidade dos trabalhadores.
Não aceitaremos que os trabalhadores sejam tratados como máquinas! Carga pesada se movimenta com equipamento adequado – não com o esforço físico e a saúde do trabalhador.