Campanha Salarial: FINDECT ingressa com pedido de mediação junto ao TST

Notícia publicada dia 24/08/2022 13:07

●Os Sindicatos filiados à FINDECT relataram ao Tribunal todas as dificuldades criadas pela direção dos Correios na negociação coletiva, a demora de retorno sobre a pauta aprovada pela assembleia, além das diversas tentativas que fez de debater as cláusulas e de prorrogar a sentença normativa.

●A FINDECT se coloca à disposição para qualquer diálogo que facilite a realização de um Acordo Coletivo que contemple os anseios da categoria ecetista.

Os Sindicatos solicitaram ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) que instaure procedimento da sua Vice-Presidência na atividade de mediação e conciliação entre os sindicatos e a direção da ECT.

O pedido foi recebido pela Ministra Vice-presidente do TST, DORA MARIA DA COSTA, que publicou a notificação no último dia 17/08, tendo como objetivo iniciar e fomentar o diálogo, com a realização de reuniões de trabalho unilaterais e bilaterais.

Na publicação, o TST determinou à Secretaria do Tribunal Pleno, do Órgão Especial e da Seção Especializada em Dissídios Coletivos – SETPOESDC que notifique os Correios, enviando-lhe cópia da petição inicial e juntando aos autos o comprovante de expedição dessa notificação.

A publicação da Ministra destaca que o intuito da mediação é por fim ao impasse criado nas negociações coletivas e incentivar a disposição na busca da solução negociada, recomendando, também, que tomem ciência dos termos do Protocolo de Mediação e Conciliação da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, instrumentalizado por meio do Ato GVP nº 01, de 26 de março de 2019.

O Presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara, destaca que “desde o início das negociações, buscamos negociar com a ECT as bases de um Acordo Coletivo de Trabalho para os Trabalhadores dos Correios, também nos prontificamos a dar continuidade à discussão das cláusulas tendo em vista o lucro recorde registrado pela empresa no último ano”, afirmou.

Com a medida, a diretoria da FINDECT acredita que poderá nas próximas semanas por fim ao impasse que envolve as negociações coletivas.

Por isso, é fundamental ampliar a mobilização da categoria ecetista, e os Sindicatos reforçam o chamado para a assembleia do próximo dia 31/08, onde os trabalhadores decidirão de forma coletiva os rumos da luta da categoria.