Parecer favorável do DIEESE confirma aumento real de salário

Notícia publicada dia 21/09/2023 13:50

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE é uma importante entidade que auxilia as entidades sindicais na tomada de decisões para fechar  os acordos coletivos. O DIEESE fez a avaliação da proposta feita pela gestão da empresa sobre as cláusulas econômicas e deu parecer favorável atestando a conquista de ganho real nos salários, ou seja, reajuste acima da inflação.

A conclusão do documento destaca toda a questão “ Em todas as referências salariais há ganho real de salário de acordo com a presente minuta sob análise, exceto para os trabalhadores que ganham acima de R$7 mil, enquadrados acima da Referência Salarial NM 68. Para estes, o reajuste representa a recomposição integral da inflação de acordo com o INPC de ago/22 a jul/23 (3,53%). Embora em termos de valores (R$) haja um aumento monetário progressivo acima de R$ 250 para o contingente que recebe acima de R$ 7 mil, não se pode simplesmente analisar sob esse prisma, pois em termos percentuais, o que se vê, pela proposta, é uma redução da desigualdade salarial, com percentual de reajuste maior para os trabalhadores com menores salários e um percentual de reajuste menor para os que recebem mais”. (DIEESE Análise da proposta de reajuste salarial – Minuta – ACT 2023 Correios, pág 6).

Veja o documento na íntegra