Reunião com presidente dos Correios define pontos finais do ACT
Notícia publicada dia 19/09/2023 15:25
O presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’aguida, participou na tarde de ontem 18/09 da reunião realizada na sede do SINTECT-SP, com o presidente dos Correios, Fabiano Silva e os representantes da FINDECT. Na ocasião, definiram pontos que são fundamentais que garantem segurança para os trabalhadores para participarem das assembleias com convicção dos avanços da minuta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Marcos destacou ainda a importância da escolha da data da assembleia . “Foi fundamental a gente marcar nossa assembleia mais a frente para garantir que pontos pudessem ser ajustados e garantir segurança para os trabalhadores. O Rio de Janeiro marcou sua assembleia para o próximo dia 21, já com a nova minuta do Acordo Coletivo.” destacou o presidente.
No vídeo divulgado para a categoria, SantAguida fala sobre os pontos que os representantes da FINDECT tencionaram para fossem mudados e ajustados na minuta, dentre eles estão pontos das cláusulas econômicas, questões importantes do plano de saúde e também da realização das contratações através de concurso público. “Foi a primeira vez em toda a nossa história que o presidente dos Correios fez uma reunião na sede do Sindicato. Nós valorizamos essa iniciativa,” destacou o presidente.
Marcos destacou que uma das questões mais importantes foi o reflexo dos R$ 250 nas verbas trabalhistas como férias, 13º salário, AADC e outros, e a incorporação ao salário antes de julho. Outro ponto fundamental foram sobre o plano de saúde que dentre outras coisas garantiu a redução do compartilhamento de 30% para 15% e também das contratações que já deixa datado quando o presidente Fabiano Silva fará declaração da realização do concurso junto com o Ministro do Governo.
O presidente da FINDECT, José Gandara, também informou que os erros de redação do ACT (Erros materiais) serão solucionados após a aprovação da minuta pelas assembleias, em que os advogados da Federação acompanharão o fechamento da redação final do ACT. “O plano de saúde avançou também na definição dos itens que irão ser negociados na Mesa Nacional de Negociação Permanente, mas o principal ponto é que ficou definido no ACT que a empresa volta a ser mantenedora, isso garante que o nosso plano de saúde não será mais privado,” destacou Gandara.
Além disso e da redução de 15% para a coparticipação, o custo das mensalidades não incidirão os pagamentos variáveis como hora-extra, repouso semanal e trabalho no fim de semana. Outro ponto importante da questão do plano de saúde será a isenção imediata para procedimentos como quimioterapia, radioterapia, hemodiálise home care dos valores ainda não pagos por esses procedimentos. Outra reivindicação atendida neste ponto será a criação do plano família no próximo exercício que abarcará os aposentados e familiares com consanguíneos de até quarto grau.
A democratização do Plano de Saúde também passa a fazer parte da minuta que cria uma Comissão Permanente para Melhorias no Plano de Saúde constituída por trabalhadores e representantes da empresa. Assim como trará de volta a representação dos trabalhadores nos Conselhos Deliberativo e Administrativo do plano.
O presidente Marcos Sant’Aguida termina o vídeo considerando positiva a reunião e aguardando a ata da reunião que será levada para assembleia e lida para os trabalhadores terem mais segurança na votação da proposta.
Participe da Assembleia do SINTECT-RJ
Dia 21/09 – Quinta-Feira – às 19hClube Municipal
Rua Haddock Lobo, 359 – Tijuca – Próximo ao Metrô Afonso Pena.