Ecetista protesta contra falta de estrutura do CDD Nova Friburgo: Estamos no limite
Notícia publicada dia 13/08/2025 15:34
O diretor do Sintect-RJ Leônidas esteve na manhã desta quarta-feira (13), na porta do CDD Nova Friburgo, para apoiar a greve, por tempo indeterminado, dos trabalhadores da unidade. O motivo da paralisação se deve às condições de trabalho do imóvel, o que torna o local insalubre; falta de estrutura adequada; equipamentos insuficientes; e o abandono da unidade por parte da direção da empresa.
Leônidas conversou com o ecetista André Luzia sobre os problemas enfrentados no dia a dia pelos trabalhadores.
“Infelizmente, a falta de estrutura e melhores condições de trabalho acontecem há mais de cinco anos. E nada melhora”, protestou o ecetista.
Andre Luzia acrescentou que os trabalhadores têm sofrido com o abandono e o descaso dos Correios.
“Vários trabalhadores sofrem com doenças psicossomáticas, o que afeta a saúde física e mental. Temos problemas de sobrecarga de trabalho e falta de funcionários, além do local insalubre. Vários se aposentaram e não foram feitas reposições. Estamos pedindo socorro à diretoria dos Correios para que tomem providências. Estamos no limite”, criticou.
As doenças psicossomáticas são problemas físicos causados por sofrimento emocional. Elas representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física.
Ou seja: quando há um sofrimento psicológico, ele pode, de alguma forma, acabar causando ou agravando uma doença física.
Traumas, pressão ou violência psicológica, esgotamento profissional, bullying e autocobrança têm um impacto sobre a saúde psíquica e podem provocar as doenças psicossomáticas.