Sintect-RJ apresenta propostas de políticas públicas em Conferência de mulheres
Notícia publicada dia 05/08/2025 18:54
Na última quinta-feira (31), foi realizada a primeira Conferência de mulheres do Sintect-RJ, presencial e virtual, com o objetivo de levar propostas de políticas públicas para a quinta Conferência Nacional, que vai acontecer em setembro. Segundo a diretora do Sindicato, Debora Henrique, um dos principais projetos em debate no Congresso é o fim da escala 6×1 que afeta principalmente as mulheres.
A dirigente aponta a sobrecarga durante a semana e apenas um dia para cuidar da família e das tarefas de casa.
“Acho importante debatermos a mulher no mundo do trabalho porque nossos desafios são enormes numa sociedade onde a gente vê cada vez mais a desigualdade de gênero. Temos uma lei de igualdade salarial, mas muitas empresas não cumprem. Uma de nossas propostas é fazer valer essa lei. Criarmos uma comissão governamental, através dos núcleos de mulheres, onde a a gente possa fiscalizar todas as empresas que não cumprem o seu papel. Estamos aqui unidas para debater as nossas bandeiras no que diz respeito ao mercado de trabalho contemporâneo onde cada vez mais evolui a questão de nossa tripla jornada, onde a mulher que trabalha é a primeira a acordar. Temos nossos alfazeres domésticos: marido, filho e ainda emos que dar conta do trabalho”, analisou.
Uma das propostas que teve total apoio das participantes foi a Implantação de creches do governo, com horários flexíveis, para que a mulher trabalhadora possa estudar no período da noite.
A dirigente destacou que o objetivo da Conferência é formular propostas e levar para a Conferência Nacional, além de eleger as delegadas que vão representar o núcleo do Rio de Janeiro no que diz respeito ao Sindicato dos Correios e a Central dos Trabalhadores.