Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Decisão dos Correios em suspender as férias e reduzir a jornada de trabalho causa indignação nos ecetistas

Notícia publicada dia 20/05/2025 15:05

Tamanho Fonte:

A decisão da direção dos Correios de suspender as férias dos trabalhadores e reduzir a jornada de trabalho, com a redução proporcional dos salários, além do fechamento de 16 agências próprias em todo o estado do Rio, causou indignação e repúdio nos ecetistas. O presidente do Sintect-RJ, Marcos S’antaguida, adiantou que o sindicato entrará com uma ação na Justiça contra a suspensão das férias e redução da jornada de trabalho com diminuição proporcional dos salários.

Na última quarta-feira (14), foi realizada uma reunião com o superintendente José Oliveira dos Santos para discutir o fechamento das agências, medida considerada desastrosa pelos trabalhadores, pois ataca diretamente o papel social dos Correios.

“Realizamos reunião com a Findect, onde estou como diretor jurídico, debatemos sobre a iniciativa dos Correios em suspender as férias e reduzir a jornada de trabalho, com redução proporcional do salário. A Findect ingressará com a ação contra a suspensão das férias porque é um direito constitucional do trabalhador. Está na CLT e no acordo coletivo. Na mesma linha de raciocínio do direito, vai a questão da redução da carga horária e redução de salário proporcional. Nosso jurídico entende que isso é matéria de acordo coletivo e a empresa não pode passar por cima do funcionário nem tão pouco do sindicato e da federação. Vamos judicializar essa questão porque é direito do trabalhador tirar suas férias e ter o seu descanso anual”, adiantou Marcos S’antaguida, presidente do Sintect-RJ.

Compartilhe agora com seus amigos