Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Conferência da FINDECT/CTB destaca desafios da categoria, implantação do Marketplace e campanha salarial

Notícia publicada dia 30/06/2025 16:33

Tamanho Fonte:

Os desafios da categoria, a implantação do Marketplace e a Campanha Salarial 2025/2026 dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios foram temas principais da Conferência da FINDECT/CTB, realizada nos dias 27 e 28 de junho, em Paty de Alferes, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu delegados sindicais da FINDECT/CTB de todo o estado, incluindo a participação ativa do SINTECT-RJ, para construir coletivamente as estratégias de luta.

Com o lema “Em defesa dos Correios públicos, das conquistas e por aumento real”, a conferência reafirmou o compromisso da FINDECT com a valorização da categoria e a defesa incondicional da estatal como patrimônio do povo brasileiro.

Durante os debates, os representantes sindicais abordaram temas centrais como:

A valorização salarial com aumento real;

A defesa das conquistas históricas da categoria;

A necessidade de modernização da empresa com investimentos públicos;

O combate à precarização e às ameaças de privatização;

A melhoria das condições de trabalho e da estrutura nas unidades;

Redução da mensalidade, coparticipação e custeio dos empregados no plano de saúde;

Vale Alimentação de R$ 70 e Vale Cesta de R$ 500;

Vale Cultura;

Vale Peru;

Implantação do Marketplace;

Direitos e Políticas para o trabalhador.

Marcos S’antaguida considerou muito proveitoso o primeiro dia da de Conferência dos Trabalhadores dos Correios. Segundo ele, foram debatidos assuntos de alta relevância da categoria que afetam o dia a dia do trabalhador, como a economia da empresa, e o que pode ser a solução da crise que é a chegada do Marketplace, alternativa sugerida e exigida pelo Sintect-RJ há alguns meses.

“Abordamos a questão da conjuntura política do Brasil, a importância da próxima eleição, quando devemos estar atentos para manter os nossos direitos trabalhistas e também a conjuntura dos Correios a qual nos debruçamos e seguimos com esse debate sobre a importância de cuidar da empresa, das sugestões para melhorar a receita dos Correios e da materialização do marketplace. Estamos na frente desse processo do Marketplace. Nós temos o dever de melhorar a economia da empresa e, na nossa visão, o Marketplace pode ser uma luz no fim do túnel. Estamos cientes do nosso papel de defender a categoria. Somos contra as transferências, contra essas medidas de fechamento de agências, CDDs, como é o caso de despejo do CDD de Realengo”, afirmou S’antaguida.

O dirigente destacou ainda que o Marketplace foi tema do segundo dia da Conferência. Segundo ele, a implantação será uma conquista do Sintect-RJ para solucionar a crise financeira dos Correios. Por conta disso, foi realizada, no período da tarde de sábado, palestra com Gisele Moraes e Ronaldo Leite para falar sobre o tema.

“Nosso sindicato sempre defendeu a implantação do Marketplace, tendo como tese uma luz no fim do túnel para ajudar nessa questão econômica dos Correios”, comentou.

Sant’aguida ressaltou ainda a campanha salarial 2024-2025.

“Aprovamos todos os eixos econômicos e benefícios e também que a campanha salarial 2024-2025 tem que acontecer. Os trabalhadores querem uma resposta. Protocolamos a pauta da Findect e estamos aguardando a resposta da ECT”, concluiu Sant’aguida.

Compartilhe agora com seus amigos