Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Informe sobre as negociações do ACT 2025/2026: FINDECT rejeita retirada de direitos e cobra avanços nas cláusulas sociais

Notícia publicada dia 12/09/2025 15:25

Tamanho Fonte:

A terceira reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026 aconteceu nesta quinta-feira, 11 de setembro, em Brasília, entre a direção da FINDECT e representantes dos Correios. O encontro tratou de cláusulas sociais, condições de trabalho e reafirmou a prorrogação do ACT anterior até a conclusão das negociações.

Um dos principais pontos debatidos foi a devolutiva da empresa em relação às cláusulas que tratam dos direitos das mulheres. Infelizmente, não houve qualquer avanço: a direção dos Correios manteve integralmente a redação do ACT anterior, sem apresentar melhorias que garantam maior proteção e equidade às trabalhadoras ecetistas.

No tema da Licença-Paternidade, a empresa propôs uma adequação para garantir que o direito seja preservado mesmo quando o trabalhador estiver em férias. No entanto, sugeriu reduzir de 22 para 20 dias o período de afastamento, o que foi prontamente rejeitado pela FINDECT. A federação deixou claro que não aceitará nenhuma retirada de direitos já conquistados.

Outro ponto polêmico foi a apresentação de uma nova cláusula sobre jornada 12×36. A FINDECT cobrou transparência, estudos detalhados sobre os impactos dessa proposta e destacou que qualquer alteração na jornada de trabalho só poderá ser feita com anuência dos trabalhadores e dos sindicatos.

Também foi definido o calendário para a continuidade das tratativas: os próximos encontros ocorrerão nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, com foco nas cláusulas de condições de trabalho, incluindo o tema do redimensionamento de carga.

Enquanto isso, os sindicatos filiados à FINDECT seguem mobilizando a categoria, realizando reuniões setoriais, atos e fortalecendo a campanha salarial. A federação reafirma que está comprometida em garantir um acordo justo, que preserve todos os direitos e avance em conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios.

Ata de Reunião – Nº 24/2025

Compartilhe agora com seus amigos