Trabalhador do CDD Pilares é agredido por destinatário: Correios ignoram segurança

Notícia publicada dia 24/10/2024 13:15

O SINTECT-RJ denuncia a negligência dos Correios e cobra medidas urgentes para garantir a proteção dos trabalhadores diante de agressões.

No dia 21 de outubro de 2024, no PA do CDD Pilares, um trabalhador foi agredido por um destinatário que, insatisfeito com o atraso na entrega de sua encomenda, pulou o balcão e tentou pegar o item à força. O agressor foi contido pelos funcionários, levado à delegacia e liberado após pagar fiança. Este incidente expõe a precariedade da segurança nas unidades dos Correios, deixando os trabalhadores vulneráveis.

No momento da agressão, as câmeras de segurança da unidade estavam inoperantes, dificultando a identificação completa do agressor. Situações semelhantes ocorrem em outras unidades do Rio de Janeiro, que também operam sem infraestrutura básica de segurança, como câmeras ou sistemas de proteção.

As diretoras Áurea e Rosemeri Leodoro, secretária-geral do SINTECT-RJ, visitaram a unidade para prestar apoio aos funcionários e reforçar a cobrança por melhorias. O Sindicato também criticou o descaso dos Correios, que não prestaram qualquer assistência aos trabalhadores que acompanharam o caso na delegacia, deixando um deles retornar de ônibus sem qualquer auxílio.

Esse problema vai além da falta de segurança e reflete anos de negligência e a ausência de novas contratações. A sobrecarga de trabalho gerada pela falta de efetivo aumenta a insatisfação dos trabalhadores e também da população, que se vê afetada pelos atrasos nas entregas. Essa pressão sobre os trabalhadores gera um ambiente de tensão que pode culminar em situações como a agressão ocorrida no CDD Pilares.

A falta de câmeras e a inexistência de um plano eficaz de segurança agravam os riscos para os trabalhadores. Medidas simples, como a instalação de câmeras em funcionamento, poderiam evitar ou pelo menos reduzir a ocorrência de casos como esse.

“Não podemos mais aceitar que a segurança dos trabalhadores seja tratada com tanto descaso. A instalação de câmeras e a adoção de medidas eficazes são urgentemente necessárias para garantir um ambiente de trabalho seguro e digno,” afirmou Rosemeri Leodoro.

Confira o vídeo com a mensagem do Sindicato sobre o caso.