Em ação abusiva, relatório do PL 591 foi lido em Comissão esvaziada

Notícia publicada dia 26/10/2021 16:00

Como informado ontem pela FINDECT e os Sindicatos filiados, o governo está ávido por mostrar serviço ao mercado e recuperar apoio. Por isso, busca formas de pautar o PL 591. Nesse sentido, atuou para que o relatório do senador Márcio Bittar (PSL/AC) favorável ao PL que privatiza os Correios fosse lido na segunda, 25/10, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

O esperado ocorreu, e o relatório foi lido pelo relator, que apresentou texto similar ao do substitutivo enviado pela Câmara dos Deputados.

A situação foi vexatória, vergonhosa e abusiva. A reunião da comissão para debater um projeto dessa magnitude, que afeta toda a população e a economia do país com a privatização de uma estatal essencial, ocorreu numa sessão com 3 senadores presentes.

É muita falta de vergonha e escrúpulos dos governistas. Que ficou evidente também na apresentação do texto pelo relator.

Ele se referiu ao subsídio cruzado como subsídio “trocado”, mostrando que não sabe o que fala, que não sabe nada dos Correios e só segue ordens do governo a troco de sabe-se lá o quê.

E reconheceu que se o Correio for privatizado, o fim desse subsídio e a entrega do setor a empresas privadas acarretará em aumento de preços, que será repassado à população.

Luta obtém uma vitória e precisa crescer

Na ocasião, foi construído um acordo para o adiamento da matéria, via pedido de vista coletivo, para que a proposta volte à pauta da CAE no dia 9 de novembro.

A expectativa do governo era colocar o relatório em votação na CAE em votação já na próxima semana, no dia 3, mas ficou para o dia 9/10 após solicitação do Senador Paulo Rocha (PT/PA).

Nesse trâmite destaca-se a ação da Comissão da FINDECT, que está atuando presencialmente no Senado nesta semana com os Dirigentes Douglas Melo, de São Paulo, e Thelma Milhomem, de Tocantins, com reforço do Vice-presidente da FINDECT e Presidente do SINTECT-SP Elias Diviza e do Presidente Nacional do MDB Trabalhista, Washington Maradona.

Os dirigentes da FINDECT estão percorrendo os gabinetes, conversando com os Senadores e suas assessorias, entregando material impresso e explicando os problemas e prejuízos ao país e à população que o PL 591 implica e solicitando apoio na defesa do Correio público e estatal.

Os 6 dias a mais para a apreciação do PL foram ganhos a partir dessa ação. Eles são fundamentais para que a comissão da federação tenha mais tempo para agir. Bem como para a categoria entrar em contato com os senadores e pressionar contra a aprovação desse PL destruidor dos Correios.

Entre em contato com os senadores por whatsapp, email e telefone. Acesse suas páginas no facebook, instagram e youtube. Envie e poste mensagens em defesa dos Correios públicos e estatais. Exija compromisso com a defesa do patrimônio do povo brasileiro.

Para obter os contatos, acesse a página clicando Aqui.

Ajude a impedir o desmonte dos Correios e do setor postal brasileiro. Ajude a defender o Correio brasileiro, que é viável e lucrativo, necessário ao país, à população e ao impulsionamento da economia. Ajude a combater o retrocesso e defenda seu emprego!

Correios o que é essencial não se vende!