Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Grande vitória, mas a luta contra privatização continua firme

Notícia publicada dia 10/11/2021 19:00

Tamanho Fonte:

“Não podemos parar a pressão!” Afirma o presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’aguida depois dos senadores da comissão de Assuntos Econômicos – CAE, retirarem o PL 591, que privatiza os Correios, da pauta de votação. “Retirar de pauta não significa  que não voltará mais.  Por isso, nossa mobilização aqui em Brasília para dialogar com os senadores continua. É preciso sepultar esse projeto de uma vez por todas,” mobiliza o presidente.

Segundo Pedro Alexandre, secretário de comunicação do Sindicato e membro da comitiva do SINTECT no senado, agora o importante é manter a pressão nos senadores, para que o projeto de privatização dos Correios feito por Bolsonaro,  não seja votado em um apagar das luzes qualquer. “A guerra contra o impulso entreguista de Bolsonaro ainda não acabou. Ganhamos uma batalha importante, digo até decisiva, em função do prazo que o Governo tem para conseguir garantir o calendário de privatizações antes das eleições. Mas precisamos mobilizar mais para garantir a vitória final que é a manutenção dos Correios, estatal e de qualidade para todos,” explica Pedro. 

Como fica o projeto de privatização no senado

Bolsonaro aprovou o projeto de privatização dos Correios de Bolsonaro na Câmara Federal com o orçamento secreto. Para isso publicou um calendário que prevê a privatização dos Correios em abril de 2021, mas antes precisa aprovar o PL 591, que autoriza o governo a vender os Correios. O tempo joga contra o desastrado governo, que precisa fazer o senado votar o projeto de lei antes do recesso parlamentar.  

Para o projeto ir ao plenário no senado precisa ser aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos da casa. Com um esforço muito grande, o governo conseguiu colocar o projeto para votação na pauta do último dia 09/11. No entanto, a pressão foi considerável, e o projeto foi retirado de pauta.  

“O projeto pode voltar à pauta da comissão a qualquer momento. Por esse motivo não podemos parar a mobilização,” explica Marcos Sant’aguida presidente do SINTECT-RJ, que argumenta ainda sobre a necessidade do projeto ter que passar por outras comissões como Constituição e Justiça. “Já existem requerimentos para o projeto ser analisado pela Comissão de Assuntos Sociais e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. É fundamental que o projeto seja debatido também por essas comissões, por sua natureza. Se o projeto for suficientemente bem debatido, tenho certeza que os senadores votaram contra esse absurdo de privatizações que só prejudicam o país e o povo” finaliza o presidente. 

Compartilhe agora com seus amigos