Em 19 anos, empresas públicas repassam 376 bilhões à União

Notícia publicada dia 06/02/2020 15:39

O Banco do Brasil repassou R$ 56,8 bilhões, Correios R$ 8,5 bilhões, Eletrobrás R$ 18 bilhões, Caixa Econômica Federal R$ 66,5 bilhões e Petrobrás R$ 62 bilhões. Estes dados mostram que quanto mais vende empresas menos o Estado vai arrecadar com seus lucros.

Entre 2000 a 2019, as estatais federais repassaram R$ 376 bilhões de seus lucros para o governo, em valores corrigidos pelo IPCA. Somente o Banco do Brasil repassou R$ 56,8 bilhões. Dos Correios foram R$ 8,5 bilhões, Eletrobrás R$ 18 bilhões, Caixa Econômica Federal R$ 66,5 bilhões e Petrobrás R$ 62 bilhões.  E quanto mais privatiza empresas públicas federais lucrativas, menos o governo receberá de sua participação nos lucros.

Em 2019, este valor foi de 20,8 bilhões e foi quatro vezes maior que o investimento na saúde e na educação.

Fonte: Tesouro Nacional – Série Histórica

Por: Jornalistas livres