Estado de greve na AC Bonsucesso devido às condições insalubres

Notícia publicada dia 24/02/2024 09:27

Trabalhadores da AC Bonsucesso, nesta quinta, 22/02, decretaram estado de greve devido ao calor excessivo e problemas de segurança.

A mobilização do SINTECT-RJ nas unidades dos Correios no Rio de Janeiro ganhou um novo capítulo com a decretação de estado de greve na unidade de Bonsucesso. Os trabalhadores, representados pelos diretores Alcemir, Áurea e Rosemeri, estão exigindo providências urgentes da ECT devido às condições insalubres enfrentadas diariamente.

Um dos principais motivos que levaram os trabalhadores da unidade de Bonsucesso a tomarem essa decisão foi o calor excessivo dentro do prédio. Relatos indicam que o sistema de ar condicionado está frequentemente fora de operação, deixando os trabalhadores expostos a temperaturas elevadas durante todo o expediente. A situação se agrava pelo fato de o prédio possuir apenas uma entrada e saída, e com o ar condicionado inoperante, a porta precisa permanecer aberta para ventilação, comprometendo a segurança dos trabalhadores e clientes.

A gravidade das condições de trabalho chegou a um ponto crítico quando uma trabalhadora se sentiu mal devido ao calor intenso e teve que ser encaminhada ao hospital. É importante ressaltar que a trabalhadora possui várias comorbidades, o que torna a exposição ao calor ainda mais perigosa para sua saúde.

Diante desse cenário alarmante, os trabalhadores da AC Bonsucesso agendaram uma assembleia para o dia 08 de março, onde esperam que a ECT tome medidas imediatas para resolver os problemas enfrentados. O lema que ecoa entre os funcionários é claro: “Se o ar não funcionar, a AC vai parar”, demonstrando a determinação em buscar condições de trabalho dignas e seguras.

A atitude dos trabalhadores de Bonsucesso reflete um problema mais amplo nas unidades dos Correios no Rio de Janeiro, onde as condições precárias de trabalho têm sido uma preocupação constante. A mobilização do SINTECT-RJ é essencial para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que medidas eficazes sejam adotadas para garantir um ambiente laboral adequado.

É fundamental que a ECT atue de forma rápida e eficiente para resolver as questões levantadas pelos trabalhadores, garantindo não apenas o conforto térmico, mas também a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores. A greve iminente na unidade de Bonsucesso é um alerta para a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas de saúde ocupacional por parte da empresa, visando preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores dos Correios.