Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

AC Petrópolis é símbolo do descaso dos Correios no Rio de Janeiro

Notícia publicada dia 27/06/2023 20:31

Tamanho Fonte:

Marcos Sant’Aguida, presidente do SINTECT-RJ denuncia o abandono da AC Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Segundo o dirigente, a unidade mostra o abandono da Superintendência dos Correios no Estado. “É assim que as pessoas estão julgando uma das empresas mais respeitadas do país, olhando para este prédio histórico em franco estado de abandono. O SINTECT-RJ vai lutar para garantir que este sucateamento característico do Governo Bolsonaro não continue, em função da paralisia que se encontra a DR Rio de Janeiro,” protesta o presidente. 

A unidade é um dos mais belos prédios que compõem o conjunto arquitetônico do Centro da cidade de Petrópolis. O prédio imponente abriga uma das mais antigas unidades dos Correios no Brasil e foi uma construção em um terreno doado pela Princesa Isabel. A unidade dos Correios foi fundada em 1848 e é garantida sua preservação pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, através do tombamento realizado em 1998. 

Pelas fotos pode se ver a unidade completamente pichada e suja. O funcionamento da AC, que durante quase dois anos ficou confinado no fundo do prédio, é improvisado no salão principal, onde se mantém também, porém fechado, o museu dos Correios. O teto pintado com óleo de baleia está sujo e sem manutenção, escondido por trás é possível ver a marca e uma grande infiltração no teto do edifício. O teto que foi o motivo da unidade ter se deslocado para os fundos do prédio. 

O diretor do SINTECT-RJ, Leônidas da Silva, responsável pelas ações do SINTECT-RJ na região Serrana, destacou que a unidade sempre foi motivo de muita luta do Sindicato em vários ofícios cobrando reformas e contratação de pessoal. “Nós lutamos muito para a reforma e restauração da unidade em função do seu valor histórico. Mas nossa luta agora ganhou um reforço, uma vez que a unidade estava em processo de venda pelo governo anterior. Agora não temos mais esse risco, nesse sentido agora se torna mais importante nossa luta para a preservação deste imovel tão importante para os Correios e para nossa cidade”.

Compartilhe agora com seus amigos