SINTECT-RJ cobra providências imediatas para regularizar a situação de limpeza nas agências

Notícia publicada dia 05/08/2022 11:42

A sujeira toma conta de várias agências dos Correios por falta de limpeza, falta até papel higiênico nos banheiros. Segundo os trabalhadores, o mau cheiro e a sujeira tornaram o local de trabalho insuportável. A situação só não é pior porque os próprios trabalhadores estão revezando para garantir a mínima limpeza de banheiros da unidade, fazendo até mesmo vaquinha para comprar produtos de limpeza. Uma situação absurda para os trabalhadores e para a população que fica sem o atendimento, já muito precarizado pela gestão dos Correios.

Para Fagner Lopes, secretário de assuntos jurídicos do SINTECT-RJ, o sindicato já oficiou a gestão da empresa para tomar providências imediatas. “Não é possível uma empresa do porte dos Correios não ter pessoal para a faxina. Com isso, é preciso desviar os trabalhadores de suas funções de atender à população, piorando ainda mais a qualidade do serviço dos Correios. Tenho certeza que os escritórios dos diretores e altos escalões dos Correios não precisam lavar seus próprios banheiros para darem conta de suas tarefas,” sentencia o diretor.

Para Fagner, as agências já operam com dificuldades pois estão deterioradas com a política de sucateamento da empresa, que faz parte do projeto de privatização dos Correios. “É simples, as agências sem condições de prestar um bom atendimento a população acaba abrindo espaço para iniciativa privada, com a alegação de que os Correios públicos não tem condições de prestar um bom serviço para a população. Nós do Sindicato dizemos que isso é falso, porque as unidades estão nesse estado em função de uma visão que vai contra aos interesses do povo e do país, servindo apenas para dar lucro para as grandes empresas estrangeiras lucrarem em nosso país,” explica o diretor.

Agências estariam pela hora da morte se não fossem os ecetistas. Quem faz os Correios ser a maior empresa de logística do Brasil são os trabalhadores e merecem o devido respeito com seu trabalho e suas funções”, finaliza o diretor. O segundo ofício enviado a gestão da empresa a situação caracteriza desvio de função nas agências Bonsucesso, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cascadura, Cidade Universitária, Fiocruz, Irajá, Méier, Nova América, Pedra de Guaratiba, Prefeito Bento Ribeiro, Penha, Realengo, São Cristóvão, West Shopping, Hannibal Porto, Jabour, Nova América, Fundação Oswaldo Cruz.