Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Água contaminada com esgoto da fossa faz CDD Nilópolis entrar em greve

Notícia publicada dia 10/07/2023 13:01

Tamanho Fonte:

Os trabalhadores estavam ingerindo literalmente água poluída com fezes. A unidade ainda está com paredes mofadas com cheiro muito forte. Nenhum respeito ao trabalhador com esta situação das condições de trabalho. Os trabalhadores decretaram greve por tempo indeterminado até que as condições da unidade sejam normalizadas,” destacou José Ricardo (Poeta), que junto com os diretores do Sindicato, Clairton Mariano, e Helvis Creuz foram prestar assistência à luta dos trabalhadores da unidade, após receberem a denúncia. No vídeo é possível ver uma espuma espessa e uma coloração estranha na água da cisterna além de um enxame de baratas, que tem como principal local de abrigo as redes de esgoto.

Em assembleia, os trabalhadores decretaram a greve por unanimidade e exigem um laudo de qualidade da água para voltarem ao trabalho na unidade. Além da certificação, os trabalhadores reivindicam a troca das caixas d’água que ainda são de amianto, proibidas em todo país desde 2017, por apresentarem graves riscos à saúde. A troca da tubulação também é outra exigência importante, uma vez que esta já se encontra danificada e também contaminada. 

As doenças ocupacionais causadas pelo mofo espalhado nas paredes da unidade também é outra exigência importante. Os trabalhadores reivindicam ainda a rampa para os caminhões, a prefeitura de Nilópolis já notificou e multou os Correios pelo não atendimento dessa exigência. 

O presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Aguida, destacou que os trabalhadores dos Correios no Rio de Janeiro passam por um verdadeiro martírio nas condições de trabalho. Segundo o presidente, o caos por falta de manutenção se espalha por todo estado. “A falta de manutenção e de pessoal somada a total imobilidade do SE Leonardo Ogélio, faz com que o trabalhador dos Correios do Rio de Janeiro seja obrigado a trabalhar nas piores unidades do Brasil. Nós ecetistas do Rio de Janeiro nos empenhamos em eleger Lula presidente para ter mais respeito, mas estão sendo obrigados a viver situações humilhantes como está em Nilópolis, São Pedro da Aldeia e tantas outras que ainda não paralisaram as atividades para dar um voto de confiança no gestor que já está a mais de seis meses no cargo e ainda não consegue superar problemas simples como o da higiene nas unidades,” protesta o presidente. 

Os diretores Clairton e Ricardo, foram à Vigilância Sanitária de Nilópolis para apresentar a denúncia da situação da unidade dos Correios na Cidade. Além disso, os dirigentes também encaminharam as reivindicações para os gestores dos Correios do Rio de Janeiro.

Compartilhe agora com seus amigos