Negociação do ACT 2024/25: FINDECT defende ampliação do tempo das reuniões setoriais
Notícia publicada dia 24/07/2024 19:51
Novamente, a ECT não apresenta propostas concretas e se furta da negociação. Sindicatos filiados à FINDECT convocam os trabalhadores para fortalecer a mobilização e lotar na Assembleia de Greve no dia 7 de agosto
Na décima reunião de negociação do acordo coletivo, realizada hoje, 24 de julho, a FINDECT, os sindicatos filiados e a Direção dos Correios debateram várias cláusulas do ACT. Mais uma vez, a ECT demonstrou desdém pela negociação, não apresentando propostas concretas e se esquivando de avançar nas discussões sobre ampliação de direitos dos trabalhadores. A FINDECT enfatiza a necessidade de ampliar o tempo das reuniões setoriais para melhorar a orientação e mobilização dos trabalhadores, além de aproximar o sindicato da categoria e combater irregularidades por parte da direção dos Correios.
Aqui estão as principais cláusulas debatidas:
Cláusula 22 – Negociação Coletiva
Proposta da ECT: Manutenção da cláusula atual.
Proposta da FINDECT: Foco no cumprimento das ações previstas para garantir uma negociação coletiva efetiva.
Cláusula 23 – Processo de Negociação Permanente
Proposta da ECT: Garantia de reuniões periódicas do Sistema Nacional de Negociação Permanente (SNNP) em intervalos máximos de 30 dias.
Proposta da FINDECT: Que a primeira reunião do SNNP ocorra em até 15 dias após a assinatura do ACT para revisar e validar o Manual de Operacionalização das cláusulas do acordo com representantes dos empregados.
Cláusula 24 – Prorrogação, Revisão, Denúncia ou Revogação
Proposta da ECT: Manutenção da cláusula atual.
Proposta da FINDECT: Foco no cumprimento das ações previstas.
Cláusula 25 – Liberação de Dirigentes Sindicais
Proposta da ECT: Manutenção da limitação do número máximo de liberações com e sem ônus para cada federação e sindicatos.
Proposta da FINDECT: Exclusão dessa limitação, que inviabiliza o Congresso anual dos representantes dos empregados.
Cláusula 26 – Representantes dos Empregados
Proposta da ECT: Incluir redação prevista em lei sobre a não transferência de dirigente sindical/cipeiro sem pedido ou anuência.
Proposta da FINDECT: Aumento da estabilidade no emprego de dirigentes sindicais e cipeiros para mais 12 meses após o término da estabilidade concedida por lei.
Cláusula 27 – Repasse das Mensalidades do Sindicato
Proposta da ECT: Manutenção da cláusula atual.
Proposta da FINDECT: Sem novas propostas.
Cláusula 28 – Acesso às Dependências
Proposta da ECT: Manutenção da cláusula atual, com 4.923 reuniões setoriais realizadas durante o ACT 2023/2024.
Proposta da FINDECT: Ampliação da duração das reuniões sindicais para 60 minutos e realização sem a participação do representante da SGREO, salvo solicitação do sindicato.
A falta de propostas concretas por parte da ECT e a ausência de avanços nas negociações destacam a necessidade de uma mobilização ainda mais forte. É fundamental que todos os trabalhadores participem ativamente da Assembleia de Greve no dia 7 de agosto para garantir uma campanha salarial vitoriosa.
Convocação Importante: Os sindicatos filiados à FINDECT convocam todos os trabalhadores a fortalecer e lotar na Assembleia de Greve no próximo dia 7 de agosto. Sua presença é crucial para garantir nossos direitos e ampliar nossas conquistas!