ANATECT: Associação a serviço dos interesses da gestão dos Correios e contra a luta dos Trabalhadores

Notícia publicada dia 20/09/2024 14:11

Presidente da ANATECT, assessor direto do presidente dos Correios, utiliza seu cargo para enfraquecer o movimento sindical, o desenvolvimento da empresa e sua modernização, bem como indicações de funcionários para devidos cargos sem nenhuma qualificação e promovendo encontros no Rio de Janeiro e em todo o país em benefício da direção da ECT.

A Anatect, criada com o objetivo de atender aos interesses da alta gestão dos Correios, vem se destacando pela sua atuação contrária às lutas dos trabalhadores e pela tentativa de desmobilizar o movimento sindical. Sob a liderança de seu presidente, que também ocupa o cargo de assessor direto do presidente dos Correios, Fabiano Silva, a associação tem realizado encontros em diversos estados, incluindo um próximo no Rio de Janeiro, com o claro intuito de enfraquecer a organização sindical e consolidar uma política de indicação de cargos para seus próprios aliados.

Esses encontros, mascarados como debates sobre temas corporativos, servem a um propósito muito específico: neutralizar as legítimas reivindicações dos trabalhadores. Enquanto os ecetistas seguem lutando por melhores condições de trabalho, realização de concursos públicos e a reconquista de direitos retirados, a Anatect atua em total alinhamento com a gestão dos Correios, promovendo ações que visam desestruturar a resistência sindical e minar a unidade da categoria.

O presidente dessa associação, utilizando sua posição de assessor do presidente dos Correios, coordena uma série de manobras articuladas em todo o país. Enquanto os trabalhadores enfrentam o impacto direto da precarização em suas condições de trabalho, a Anatect desvia o foco das verdadeiras pautas da categoria, oferecendo promessas vazias e pavimentando o caminho para que cargos estratégicos sejam ocupados por pessoas sem compromisso com a luta dos trabalhadores.

O encontro previsto para acontecer no Rio de Janeiro é mais um passo no projeto de desmonte que a Anatect tem colocado em prática. Não é surpresa que antigos sindicalistas, agora membros dessa associação, optaram por abandonar a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e se aliaram à gestão da empresa em troca de cargos e privilégios. Esses eventos, ao invés de contribuir para a melhoria das condições de trabalho, visam fortalecer uma elite corporativa que busca perpetuar sua influência dentro da empresa.

O SINTECT-RJ repudia veementemente essas ações da Anatect e de seu presidente, que utiliza sua posição e os recursos da empresa para enfraquecer a luta dos trabalhadores. Reafirmamos nosso compromisso com a categoria, com a luta por melhores condições de trabalho, pela realização de concursos públicos e pela valorização dos ecetistas. Não podemos permitir que essa associação, a serviço exclusivo da gestão dos Correios, continue avançando com seu projeto de desmonte. A união da categoria é nossa maior força para resistir e enfrentar qualquer tentativa de enfraquecer a luta sindical.