SINTECT-RJ: 35 Anos de luta, resistência, união e compromisso com a democracia e os Trabalhadores

Notícia publicada dia 24/04/2024 20:05

Celebrando uma história de muita união e luta pelos direitos dos Trabalhadores e pela democracia desde sua pré-fundação

O SINTECT-RJ atingiu uma marca notável no último dia 20 de abril, comemorando 35 anos de dedicação à defesa incansável dos direitos dos trabalhadores dos Correios e dos valores democráticos. Esta celebração não apenas recorda a história do sindicato, mas também destaca sua firme determinação em enfrentar as políticas neoliberais que marcaram períodos como o governo de FHC, as reformas de Temer e os desafios apresentados pela gestão de Bolsonaro.

Antes mesmo de sua fundação em 1989, muitos companheiros lutaram pela democracia e por uma Constituição que garantisse os direitos do povo e dos trabalhadores, semente que germinou no espírito combativo do SINTECT-RJ. Durante essas três décadas e meia, o sindicato emergiu como uma voz de resistência, união e progresso, superando desafios e garantindo benefícios tangíveis para seus membros.

Nos tempos de políticas neoliberais sob Collor e FHC, o sindicato enfrentou as tentativas de privatização e manteve-se firme na defesa dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores. As reformas impostas durante o governo de Temer testaram ainda mais a força do SINTECT-RJ, que não apenas resistiu às mudanças prejudiciais, mas também lutou incansavelmente pela valorização dos trabalhadores dos Correios e pela manutenção dos Correios como empresa estatal 100% pública.

Um marco significativo na trajetória do SINTECT-RJ foi sua atuação determinante contra as ameaças de privatização durante o governo Bolsonaro. O sindicato posicionou-se como uma barreira sólida, protegendo empregos e preservando os serviços postais essenciais para o país, mesmo diante das pressões políticas e das tentativas de desvalorização do setor.

O sucesso contínuo do SINTECT-RJ deve-se à sua abordagem abrangente, que inclui um departamento jurídico competente, estratégias de comunicação eficazes e serviços melhorados para os trabalhadores. Essa modernização permitiu ao sindicato enfrentar desafios contemporâneos e promover equidade de gênero, bem-estar e reconhecimento profissional entre os trabalhadores dos Correios.

Ao longo dos anos, o SINTECT-RJ conquistou vitórias importantes para a categoria, incluindo o como adicional de 30%, de periculosidade aos Carteiros Motociclistas, vales refeição e alimentação, auxilio creche, licença maternidade de 180, abono acompanhante e medidas contra assédio, discriminação e defesa dos direitos das Mulheres.

Na Campanha Nacional Unificada dos Correios 2024, o SINTECT-RJ convoca todos os trabalhadores a se unirem, lutarem ativamente pelos direitos, dignidade e reajuste salarial. Junte-se ao SINTECT-RJ e faça parte desta história de resistência, união e conquistas.

Destaca-se ainda que a atual gestão do sindicato tem se destacado pela unidade, democracia, luta e respeito aos trabalhadores, às mulheres e à diversidade, reafirmando seu compromisso com a representatividade e equidade na categoria ecetista.