#ASCOM: Presidente do SINTECT-RJ denuncia deficit de funcionários

Notícia publicada dia 30/01/2018 18:37

Além da redução no número de trabalhadores nos Correios, o sindicato revelou que desde 2011 que o concurso público não é realizado. Para o presidente do Sindicato dos Correios, Ronaldo Ferreira Martins, a situação se agravou nos últimos meses porque muitos funcionários estão se aposentando, ou mesmo se afastando do trabalho por problemas de saúde.

“Está faltando funcionário. Estamos com um déficit que ocasiona a sobrecarga de trabalho, e isso faz cair a qualidade do serviço. A empresa está sem o concurso público desde. O carteiro fazia 10 ruas e agora faz 20 ruas. Isso gera um problema de saúde, e fica afastado pelo INSS pela sobrecarga de serviço. A gente está clamando para a abertura do concurso público, que não acontece de 2011.

Confira abaixo a reportagem completa do G1:

Moradores de alguns bairros do Rio e municípios da Região Metropolitana estão tendo que buscar as próprias correspondências nos Correios. De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato dos Funcionários do órgão, em 2015 eram 14 mil funcionários e atualmente o número de trabalhadores é menor que 12 mil. Segundo moradores, o atraso na entrega pode passar dos três meses.

“Várias vezes eu venho aqui para reclamar daas mesma coisa. Sendo que hoje será o quarto dia que aguardo a correspondência e ela não chega. Me falaram agora que o carteiro teve um problema e não foi trabalhar”, conta Álvaro Lopes.

Moradores de diversos bairros compartilham do mesmo problema. No Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio e em São Gonçalo, na Região Metropolitana, eles precisam enfrentar grandes filas para conseguir pegar uma carta, documentos ou contas. Moradores contam que o atraso acontece por motivos variados.

“Há mais de um mês que não recebo correspondência. Sabe o motivo? Porque meu carteiro foi aposentado. Cada hora é uma desculpa”, explica Rosina Sampaio.

Por meio de nota, a assessoria dos Correios negou que tenha um déficit de carteiros nos quadros dos Correios. Mas confirmou que, de fato, cerca de 40 carteiros são afastados diariamente por questões de violência, e esse afastamento pode chegar a 10 dias.