Assaltos e violência se agrava sem que a ECT se empenhe na defesa do trabalhador

Notícia publicada dia 23/12/2020 12:04

Trabalhadores de São Gonçalo e Baixada Fluminense sofrem com nova onda violenta de assaltos.

A chegada do final de ano, os trabalhadores têm denunciado a explosão de casos de assaltos e agressões em várias regiões do Rio de Janeiro. Mesmo com a explosão de assaltos, a empresa fica só olhando sem fazer nada. Ela tem a obrigação de agir para defender a integridade física de seus funcionários.

A incompetência da direção dos Correios é tamanha, que acabou com a vigilância em grande parte das agências e com as escoltas para as entregas em localidades em que elas são imprescindíveis, fazendo com que a falta de segurança e o risco de trabalhar na empresa explodissem!

Mas até quando a ECT e a direção regional dos Correios, que conhecem muito bem esse problema, permanecerão negligenciando a situação? Até morrer um trabalhador? Aí já será tarde! Acorda Superintendente!

A direção dos Correios sabe muito bem onde são as áreas de risco, e da necessidade de escolta, mas simplesmente continuam se negando a cumprir com a sua obrigação de garantir segurança aos carteiros, colocando em risco funcionários e os clientes dos Correios.

Chegando ao ponto de um carteiro ter apontado para si um fuzil. O caso desse trabalhador não é um fato isolado. Ele se repete em todo o Estado. E agora no final do ano a situação piorou, pois o número de entregas de objetos aumentou, e isso atrai os ladrões.

Há anos o SINTECT-RJ bate forte contra a ECT, exigindo medidas eficazes contra os assaltos, em defesa da integridade física e mental do trabalhador. A Diretoria já foi à Secretaria de Segurança Pública mais de uma vez. Já discutiu o assunto com a direção no Rio de Janeiro, bem como com a direção nacional da empresa. Dão desculpas e fazem promessas que não cumprem.

Essa situação não pode continuar. A entrega de encomendas é uma realidade que veio para ficar, devido ao comércio pela internet. A empresa não pode se aproveitar e explorar esse filão como se não houvesse nenhum problema. O aumento dos assaltos e da quantidade de serviço são consequências diretas do aumento da entrega de encomendas.

É bem claro que a negligência da direção dos Correios é proposital. Faz parte do seu pacote de maldades para sucatear, desacreditar e afundar os Correios, e assim justificar a privatização que o presidente negacionista da república não cansa de propagandear.

Ação sindical

O Sindicato exige que a empresa apresente medidas concretas, que inibam os assaltos e protejam o trabalhador.

A entidade enviou ofício à direção da empresa cobrando providências e mantém pressão permanente. É uma ação importante, que deve ser reforçada com a luta por melhores condições de trabalho, para barrar a privatização e por um Correio Estatal e de qualidade! Participe junto com o seu Sindicato!