Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

SINTECT-RJ participa de ato contra os juros altos

Notícia publicada dia 20/06/2023 16:16

Tamanho Fonte:

Os diretores do SINTECT-RJ André Messias, Andrea Garcia e Telma Pereira participaram do Ato contra os Juros Altos em nosso País realizado pela CTB e a CUT e demais centrais sindicais e movimentos populares e sociais. A atividade acontece logo após a declaração do presidente Lula de exigir que Campos Neto, Presidente do Banco Central, explique para o Senado e para a população porque a taxa de juros continua alta. Atualmente 13,75% o que inviabiliza o desenvolvimento do país. O ato foi realizado em frente ao prédio do Banco Central na avenida Presidente Vargas no centro da cidade.

O presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Aguida, reafirmou a importância desses antes frente ao absurdo de uma suposta autonomia do Banco Central. “Não existe autonomia do Banco Central, o que Campos Neto faz é sabotar o projeto de desenvolvimento do país, somente para garantir o lucro absurdo dos empresários especuladores. Nós da diretoria do SINTECT-RJ, vamos continuar mobilizando os trabalhadores e a sociedade contra esse absurdo feito por Campos Neto, que é uma herança do Governo Bolsonaro,” finaliza o presidente. 

A agenda de luta contra a manutenção dos juros altos no país continua, os atos foram realizados em pelo menos 10 capitais. Além disso, o movimento junto com a Frente Parlamentar pela Redução dos Juros, terá uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que o Senado entre na luta pela redução da taxa de juros. 

A taxa de juros alta é ruim para o país

1 – A economia não cresce porque com o crédito mais caro as pessoas não compram, com isso as indústrias produzem menos e os empresários buscam o lucro no mercado financeiro. 

2 – Aumenta muito o endividamento dos trabalhadores. Fica impossível para o trabalhador ter crédito e se precisar vai pagar uma taxa de juros altíssima e com isso, a inadimplência sobe e as negociações ficam inviabilizadas. 

3 – É uma das principais causas do desemprego. Sem poder de compra, não há vendas e com isso a indústria paralisa e com isso os trabalhadores vão perdendo seus empregos. 

Compartilhe agora com seus amigos