Trabalhadores se mobilizam e garantem a permanência da gerente Bárbara no CEE Centro

Notícia publicada dia 24/09/2024 19:40

Trabalhadores mobilizados pelo SINTECT-RJ se reuniram em assembleia para impedir a mudança injustificada de uma gestora que tem boa relação com a equipe e realizado um trabalho exemplar, questionando as indicações políticas e intervenções junto à Superintendência.

Na manhã desta terça-feira, dia 24 de setembro, os trabalhadores do CEE Centro se reuniram em assembleia em frente ao CTCE Cidade Nova, convocada pelo SINTECT-RJ, para lutar contra a mudança inesperada na gestão da unidade. Reconhecida por seu bom relacionamento com a equipe e por sua gestão eficiente, a tentativa de retirá-la da unidade gerou indignação entre os trabalhadores, que rapidamente acionaram o sindicato para intervir.

A notícia da mudança, sem justificativas aparentes, causou revolta, pois a gerente vinha desempenhando um trabalho acima das expectativas, mantendo bons índices de desempenho e um ambiente de trabalho harmonioso. Apesar das tentativas do SINTECT-RJ de dialogar com a empresa, por meio de ofícios e reuniões, o GERAE 1 não deu retorno aos apelos dos trabalhadores até a realização da assembleia, ignorando as preocupações levantadas.

Durante a mobilização, conduzida pelo presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Águida, e com a presença do SGREO Bruno Schaunel, os trabalhadores foram informados de que o Superintendente Estadual Oliveira, atendendo ao pedido da categoria, garantiu a permanência da atual gestão da unidade. Essa conquista foi vista como uma importante vitória, evitando a paralisação de um dos principais CEEs do Rio de Janeiro, que abrange áreas estratégicas, incluindo o centro da cidade.

A tentativa de mudança na gestão levantou suspeitas de interferências políticas, visto que não havia motivos profissionais que justificassem a decisão. O presidente Marcos Sant’Águida destacou: “Embora a Superintendência tenha garantido a permanência da gerente, o modo como a tentativa de mudança foi conduzida pode ser caracterizado como assédio. O jurídico do sindicato está à disposição, e vamos continuar em estado de greve. Qualquer tentativa de violar o que foi acordado resultará em nova mobilização.”

Além de garantir a continuidade da gestão, a assembleia também reforçou a pauta sobre as condições de trabalho na unidade, que precisam ser urgentemente melhoradas. A união dos trabalhadores, somada à atuação dos delegados sindicais Samuel Leonardo e Bernardo Natalino, foi fundamental para o desfecho positivo. Mesmo com um abaixo-assinado assinado por todos os trabalhadores, o GERAE 1 havia ignorado o pedido, o que reforçou ainda mais a necessidade de mobilização.

Cristiano Padre, diretor do SINTECT-RJ, também destacou a importância de apoiar gestores que realmente valorizam os trabalhadores: “Os trabalhadores dos Correios sofrem tanto com assédio e má gestão que, quando encontram uma gestão que resolve os problemas com diálogo e humanidade, é natural que a apoiem. O sindicato sempre estará ao lado da vontade dos trabalhadores, e defender aqueles que fazem a diferença.”

A assembleia contou ainda com a presença dos diretores Nilo José, Paulo César, Helvis Cruz e Clairton Mariano, reafirmando o compromisso do SINTECT-RJ em defender os interesses da categoria ecetista e combater as interferências políticas que não representam os trabalhadores.

SINTECT-RJ: sempre na linha de frente pela categoria!